Menu

Cidades

Feiras de Macaé oferecem 90% dos produtos livres de agrotóxicos

Feiras oferecem produtos livres de agrotóxicos. Praia do Pecado. Macaé/RJ. Data: 10/0/2018. Foto: Rui Porto Filho
Feiras oferecem produtos livres de agrotóxicos. Praia do Pecado. Macaé/RJ. Data: 10/0/2018. Foto: Rui Porto Filho
Feiras oferecem produtos livres de agrotóxicos. Praia do Pecado. Macaé/RJ. Data: 10/0/2018. Foto: Rui Porto Filho
 Alimentos orgânicos são aqueles produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. Noventa por cento dos legumes, frutas e verduras comercializados nas feiras de Macaé são orgânicos. Como incentivo aos produtores da cidade, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Agroeconomia, disponibiliza assistência técnica aos agricultores na produção de mudas, orientação de preparo mecanizado de solos e correção de acidez. Práticas de cultivo, controle de pragas e doenças, insumos básicos para produção, como calcário e composto básico, transporte de produtos e feirantes para a Feira da Roça são outras ações.
Nesta sexta-feira (10), Mariana Rodrigues, 28 anos, moradora do bairro Jardim Guanabara, fez sua primeira visita à Feira da Praia do Pecado, onde encontrou maçã, couve, tapioca, entre outros produtos livres de agrotóxicos. “Agora eu venho sempre. O que me trouxe foi saber que a maioria dos produtos oferecidos na feira são orgânicos, com isso, eu sei que estou oferecendo uma alimentação saudável para minha filha, que tem apenas um ano. Isso me deixa mais tranquila”, pontuou a gerente administrativa e mãe da pequena Ana Julia.
De acordo com o secretário de Agroeconomia, Jonas Siqueira Cesar, os alimentos sem agrotóxicos beneficiam a população, que consome um produto mais saudável, como também os agricultores, pois oferecem um produto com maior preço ao consumidor, cerca de 20%.
“O produto sem agrotóxico é benéfico para todos. As técnicas usadas no processo de produção respeitam o ambiente e visam manter a qualidade do alimento. Dessa forma, o produto diminui a possibilidade de danos à saúde dos consumidores e de impacto à natureza”, pontuou o secretário.
Os jovens produtores do sítio Santa Amália, localizado no Assentamento Celso Daniel, Vitor da Silva, 22 anos, e Graziele Moura, 24 anos, seguiram os passos de seus pais e oferecem produtos 100% orgânicos nas feiras do Pecado, Imbetiba e da Roça. É possível escolher entre feijão, pó de café, queijo, entre outros.
“Nossa renda familiar é fruto dos produtos que produzimos e comercializamos. Os alimentos que oferecemos são todos orgânicos, como a manteiga, os temperos e até mesmo a banha de porco, que foi excluída da cozinha pelo medo de que aumentasse os riscos à saúde. Hoje, o consenso sobre ela mudou, sendo considerada mais saudável que os óleos vegetais”, explicou o produtor Vitor.
Jonas Siqueira ainda acrescentou que a adubação e remédios para combater pragas e doenças são feitos no próprio local de plantio, com produtos naturais, composto orgânico da natureza.
A prefeitura também busca viabilidade econômica e retorno financeiro para as famílias, com o fornecimento e a distribuição dos produtos da agricultura familiar para merenda escolar, abastecendo 106 escolas do município. Macaé conta com cerca de 600 propriedades rurais.

 

Programação das feiras
Para quem procura produtos de qualidade, a Feirinha da Roça, com 30 anos de tradição, acontece aos sábados, a partir das 4h, na rua Manoel Joaquim dos Reis, ao lado do Supermercado Extra, no Centro, com 85 expositores. Já a Feira Caipira da Serra acontece  toda sexta-feira, de 9h às 19h, onde é possível encontrar, além de alimentos sem agrotóxicos, artesanato, flores, teatro de fantoches e palhaços, que compõem o cenário da Praça Gê Sardenberg, onde fica a antiga Câmara de Vereadores de Macaé.
Já as feiras dos bairros Imbetiba , Glória e Pecado são promovidas por meio da Cooperativa de Agricultura Familiar (Coopmac) e incluem produtos da economia solidária, como doces e artesanatos. O supermercado JPavani conta com espaço destinado a três agricultores familiares, que também oferecem produtos orgânicos.
A feira na Imbetiba acontece na orla da praia, todas as terças-feiras, de 6h às 12h. Já no bairro da Glória, a programação ocorre na praça, as quartas, de 6h às 12h. Na Praia do Pecado, os produtos são oferecidos as sextas-feiras, de 6h às 12h.
Quem quiser fazer parte das feiras promovidas pela cooperativa, as informações podem ser adquiridas  pelo telefone (22) 99936-1378 ou e-mail coopmac2007@hotmail.com. E quem tiver interesse em participar da Feira Caipira da Serra, deve realizar o cadastro no próprio local, com  Paulo Moraes e Vânia Bandeira.
Para outras informações, a Secretaria de Agroeconomia fica no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, localizado na rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto, de 8h às 17h. Telefone (22) 2759-5309.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos