Menu

Cidades

Duas apreensões são realizadas devido a pesca ilegal na Região dos Lagos

A pesca ilegal continua sendo um grande problema ambiental registrado na Região dos Lagos. Nesta semana, duas apreensões foram realizadas, sendo uma em Cabo Frio e outra em Arraial do Cabo.

Na quinta-feira (16) a Superintendência de Pesca e Aquicultura de Cabo Frio, em parceria com o Ibama, apreendeu uma embarcação de porte artesanal sem licença para exercer a atividade de pesca. A ação aconteceu no cais do Mercado de Peixe durante o desembarque.

Cinco pessoas estavam no barco no momento da fiscalização. Foram apreendidos 800 quilos de pescado variado: pargo, olho de cão, dourado, xerelete, atum, bonito entre outros. O responsável foi multado e embarcação foi liberada. Os peixes apreendidos foram doados para o Lar da Cidinha e para Apae.

Para o superintendente de Pesca, Alexandre Marques, a fiscalização teve um saldo positivo. “Mais uma vez mostramos para pescadores a necessidade deles tirarem a sua permissão de pesca para garantir a legalidade do exercício da profissão”.

Alexandre aproveitou a oportunidade para lembrar aos pescadores que no próximo dia 27 haverá uma reunião na Colônia Z4, para tratar sobre o processo de legalização da pesca:

”Gostaria de convidar todos os pescadores para participar no dia 27 de novembro, a partir das 10h, de uma reunião na qual teremos a presença do Coordenador da Pesca do Estado do Rio de Janeiro, que irá falar sobre as carteirinhas e sobre as permissões de pesca. E também terá uma palestra com o responsável pela Previdência Social falando sobre o seguro defeso e aposentadoria para os pescadores”, destaca ele.

Já a Guarda Ambiental Marítima de Arraial do Cabo, aprendeu nesta quarta-feira-feira,15, cerca de 300 metros de rede de três malhas, também conhecida como “feiticeira”. A rede foi encontrada armada no mar, entre a Prainha e a Praia do Pontal. A operação aconteceu com o apoio da AREMAC.

De acordo com os agentes, cerca de 10kg de pescado já estavam presos a rede. Os peixes de diversas espécies foram doados no cais, na Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos.

A equipe da Guarda Marítima fiscaliza não só a pesca com a rede de três malhas, mas também todas as ilegalidades praticadas na área do município. De acordo com Mauro César, coordenador da Guarda Marítima, a rede é predatória e ações são realizadas para coibir a utilização no mar de Arraial.

“Esta é uma rede que mata todo tipo de animal marinho. Ela é colocada no mar e deixada de um dia para o outro, prendendo tartarugas, arraias e até peixes em extinção. Nossos agentes estão periodicamente realizando ações no mar com o intuito de prender quem desrespeita a lei”, afirmou Mauro.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

1

Búzios Jazz Festival oferece oficinas nos bairros Rasa e Cem Braças

Divulgação

Exposição Diálogos na Galeria Arte4 reúne mulheres em Búzios

Foto: Ronald Pantoja

Búzios Jazz Festival 2024 começa neste fim de semana

Divulgação

Luau Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta sexta (3)