Menu

Cidades

Com alto índice de infestação do Aedes aegypti, Búzios intensifica mutirões de combate ao vetor

O apoio da população é fundamental para combater o mosquito. Foto divulgação
O apoio da população é fundamental para combater o mosquito. Foto divulgação

Segundo o município, o número de casos registrados é considerado abaixo da média, mesmo no período de maior risco

A Prefeitura de Búzios divulgou nesta sexta-feira (29) os dados do índice do levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa). Segundo o município, o índice de infestação do mosquito na cidade está atualmente em 4,5%, número acima do tolerado pelo Ministério da Saúde, sendo 75% dos focos encontrados dentro das residências. Porém o número de casos registrados de arboviroses ficaram abaixo da média, mesmo no período de maior risco, totalizando dez casos, entre os meses de março e abril. Embora a situação esteja controlada, o município intensificou os mutirões de busca e eliminação de criadouros do vetor.

As arboviroses são doenças típicas do período do verão, sendo o maior risco de contaminação entre janeiro e março, com tendência a diminuição no mês de abril. Os locais de maior incidência são reservatórios de água de geladeira, caixas d’água ligadas à rede, vaso sanitário, ralinhos de banheiro e bebedouros de animais, e, principalmente, em bromélias de jardim. Outra questão são os chamados “materiais rolantes”: pneus, pratinho de plantas, tampa de garrafas, tonéis, bacias ou baldes com água de chuva. Por isso o apoio da população é fundamental para combater o mosquito.

Desde a semana passada, o trabalho dos Agentes de Controle de Endemias (A.C.E) foi intensificado por meio de visitas domiciliares diárias, ações de bloqueio em casos suspeitos, controle de pontos estratégicos e atendimentos a reclamações. O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira ao longo de todo o ano, mas com os mutirões há um foco maior de ação junto à população, no combate à dengue e outras arboviroses.

Divido por zonas, que seguem um cronograma montado a partir dos dados obtidos por meio do índice do Liraa e o Índice de Infestação Predial (IIP), as equipes percorrem bairro por bairro do município, e os agentes visitam todas as casas, com auxílio dos moradores. Os agentes vistoriam casas e quintais para identificação de possíveis criadouros do mosquito, realizam coleta, colaboram na eliminação dos focos, e reforçam as orientações de prevenção.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto