Menu

Cidades

  • Home
  • Educação
  • Cabo Frio e Macaé definem medidas de segurança para as escolas

Cabo Frio e Macaé definem medidas de segurança para as escolas

Municípios mobilizam ações preventivas após supostas ameaças disseminadas nas redes sociais

Buscando a garantia de um ambiente de aprendizado tranquilo e saudável para os alunos, professores e funcionários das unidades escolares de Cabo Frio, a secretária de Educação, Elicéa da Silveira, se reuniu com outras autoridades, na tarde desta segunda-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Educação, para discutir a segurança nas escolas do município.

Foram recebidos os secretários de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França; o secretário de Saúde, Jânio Mendes, e o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Leonardo Oliveira.

Durante a reunião, foram debatidas diversas questões relacionadas à pauta, e ficou definido o aumento no reforço da segurança escolar com a Patrulha Escolar e o Proeis, da Polícia Militar, além da ampliação da Ronda Escolar e do número de palestras realizadas pela Guarda Civil Municipal sobre bullying e outros temas pertinentes.

Na manhã desta segunda-feira, agentes da Guarda Civil Municipal e do 25º Batalhão de Polícia Militar reforçaram o patrulhamento preventivo nas unidades escolares de Cabo Frio. As polícias Civil e Militar estão trabalhando em conjunto para tentar identificar os responsáveis por divulgar áudios e capturas de tela em redes sociais, que falam sobre possíveis ataques em escolas da cidade.

PREFEITURA DE MACAÉ REGISTRA BOLETIM DE OCORRÊNCIA CONTRA AMEAÇAS ÀS ESCOLAS

Já a Prefeitura de Macaé registrou um Boletim de Ocorrência na 123° Delegacia de Polícia sobre as ameaças feitas nas redes sociais contra as escolas da rede municipal de ensino. O prefeito Welberth Rezende esteve na delegacia acompanhado da secretária de Educação, Leandra Lopes, e do secretário de Ordem Pública, Alan Oliveira, e destacou as ações que estão sendo desenvolvidas para reforçar a segurança nas escolas, como o termo de cooperação para segurança nas escolas, assinado nesta semana.

“O registro foi feito e os responsáveis por este ato de terrorismo digital serão rastreados e responsabilizados. Ameaça é crime e, seja ela feita no meio virtual ou não, seus responsáveis serão punidos na força da lei. A segurança nas escolas será reforçada. Não vamos tolerar nenhum ato de violência contra nossas crianças, seja física ou psicológica”, concluiu o prefeito.

O termo de cooperação técnica é uma ação conjunta entre a Prefeitura de Macaé, por meio das Secretarias de Educação, Segurança, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, através da 1ª Promotoria da Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Macaé, 123ª Delegacia de Polícia Civil, 32º Batalhão de Polícia Militar e Conselho Tutelar. O trabalho em conjunto tem o objetivo de fortalecer e ampliar a construção de novas estratégias, visando prevenir e minimizar os casos de violências nas escolas municipais.

De acordo com a secretária Leandra Lopes, o projeto terá ações práticas de todos os órgãos envolvidos na parceria.

“Resolvemos fazer essa medida de parceria entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário para coibir qualquer tipo de violência nas escolas. Já na próxima semana nós vamos apresentar um plano de ação para efetivar um planejamento para ser implementado nas unidades de ensino. É bom pontuar que estamos convocando os responsáveis para que eles sejam participativos na vida dos alunos, pois não vamos tolerar nenhum tipo de violência no ambiente escolar. Nossa proposta também é fazer uma ação conjunta com os órgãos de segurança para que possamos trabalhar não só com as escolas municipais, mas com todas as unidades de ensino do município, sejam elas particulares ou públicas”, disse.

O secretário Alan Oliveira enfatizou que para reforçar a segurança nas escolas o município também vai adotar o protocolo de segurança emergencial já na próxima semana.

“Vamos formar um grupo de trabalho envolvendo os órgãos de segurança pública, além de intensificar o policiamento nas escolas com a presença da Polícia Militar e da Guarda Municipal, além do investimento em segurança artificial e câmeras de monitoramento. Importante também salientar que nenhuma escola no momento sofre algum tipo de represália. Estamos nos antecipando para que a população permaneça tranquila”, disse Alan Oliveira.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos