Menu

Cidades

Bolo do governador deixa prefeitos desamparados após chuva na Região dos Lagos

Créditos – Fonte Certa

Não bastasse a quantidade de chuva que castigou a Região dos Lagos nos últimos dias, o desamparo do governador do estado, Wilson Witzel, que deixou os prefeitos de Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande esperando por uma reunião no Palácio Guanabara e não apareceu, colabora para aumentar a gravidade dos efeitos causados pelo temporal. Witzel agendou o encontro para domingo (19), mas os prefeitos deram de cara na porta. O governador alegou que precisou sair do estado e falou com os prefeitos por teleconferência.

A esperança dos prefeitos Adriano Moreno (Cabo Frio), Renatinho Vianna (Arraial do Cabo), Cláudio Chumbinho (São Pedro da Aldeia) e Balliester Werneck (Iguaba Grande) era conseguir recursos, equipamentos e equipes do governo do Estado para acelerar a recuperação das cidades atingidas. São Pedro decretou situação de emergência e Arraial chegou a decretar estado de calamidade pública.

Os prefeitos demonstraram profunda insatisfação nos bastidores. Witzel tentou amenizar a situação prometendo um novo encontro na próxima quinta-feira (23).

Em Cabo Frio a Defesa Civil registrou 70 chamados durante o fim de semana. Cerca de 30 pessoas

EM Cabo Frio, o Prefeito Adriano Moreno percorreu os bairros da cidade juntamente com a Defesa Civil

tiveram que deixar suas casas. A maioria foi para a residência de parentes até a situação se normalizar. Somente na Gamboa foram cinco casas interditadas por risco de deslizamento de terra. No mesmo bairro, as lojas do shopping da Rua dos Biquínis foram inundadas pela água da chuva. Na Reserva do Peró um muro desabou parcialmente. Ninguém ficou ferido.

Em Arraial do Cabo, chamou atenção uma enorme rachadura registrada no alto do Morro da Cabocla. A Defesa Civil tranquilizou a população após uma vistoria, constatando que se tratava de uma rachadura superficial. Houve deslizamentos na entrada da cidade e um trecho da RJ-140 precisou ser interditado. A Escola Adolpho Beranger Júnior e a Primeira Igreja Batista ficaram à disposição da população. Uma campanha de arrecadação de donativos está sendo feita na cidade.

Em São Pedro, diversos bairros foram atingidos. No Condomínio Minha Casa Minha Vida, três blocos foram interditados. Já em Búzios a situação foi mais tranquila. O pier do centro da cidade, que chegou a ser interditado, já foi liberado.

Segundo a Prolagos, concessionária responsável pela distribuição de água e pelo tratamento de esgoto em cinco cidades da região, foi preciso aumentar o contingente de plantonistas, sobretudo da parte eletromecânica e encanadores. A concessionária também precisou montar uma força-tarefa para manter os sistemas de água e esgoto operando normalmente e, ainda, recuperar algumas unidades, como lojas de atendimento que foram danificadas. De acordo com a empresa, em nenhum momento houve interrupção dos serviços.

A Prolagos também colaborou doando insumos como cestas básicas, kits de higiene e colchonetes, entre outros itens.

“Estamos em contato direto com prefeitos e secretários de todos os municípios, acompanhando os trabalhos e contribuindo com o que for possível na recuperação das cidades. Nossas equipes estão atuando intensamente nas mais diversas frentes, seja em apoio às cidades ou nas nossas operações”, explicou o diretor presidente Sérgio Braga.

Ao todo, 12 caminhões de sucção a vácuo estão nas ruas da região, alguns emprestados aos municípios e outros a serviço da concessionária, fazendo a desobstrução das redes de drenagem e de esgoto. Entre os equipamentos disponibilizados aos municípios estão bombas submersíveis, caminhões de sucção, retroescavadeiras e caminhões.

 Contingência nos sistemas de água e esgoto

A concessionária preparou um plano de contingência nos sistemas de água e esgoto para que a operação não ficasse prejudicada. Na Estação de Tratamento de Água (ETA), em São Vicente de Paulo, em Araruama, foi intensificado o monitoramento da água bruta através análises no laboratório (cor, turbidez e PH). Uma equipe de eletromecânica permanece de plantão 24 horas na unidade para atuar em possíveis emergências. Em função da instabilidade da energia elétrica, foram adquiridos componentes elétricos como soft start e inversores de frequência prevendo queimas de equipamentos por descarga elétrica.

No Centro de Controle Operacional (CCO), as equipes acompanham em tempo real as pressões nas adutoras e nas redes de distribuição, além das vazões e níveis de reservatórios. Por meio do software israelense TaKaDu é possível antecipar ocorrências fora do padrão e agir preventivamente. Um operador volante percorre toda a extensão rural das adutoras com enfoque maior em pontos com declividade e possibilidade de erosão pelas chuvas, que podem provocar rompimento das tubulações.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos

Divulgação

Dia mundial do Pilates com aulão à beira mar em Búzios