Aguardadas há tempos, as obras de asfaltamento da Estrada Álvaro Elídio e da Rua Dracena, um trecho conhecido como Estrada da Fazendinha, em Armação dos Búzios, foram anunciadas esta semana e já geram expectativa na população.
Uma das principais vozes da sociedade civil na cobrança pela pavimentação do trecho, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol), Thomas Weber, lembrou a importância da obra para desafogar de imediato o tráfego nas regiões da Baía Formosa, Rasa e Cruzeiro, mas também que é preciso continuar o trabalho até Maria Joaquina.
“As obras são super bem-vindas. Lembrando que ainda falta o restante do trecho, que passa por Maria Joaquina para então ser o novo traçado da RJ-102. Espero que essa obra que esteja sendo planejada pelo Governo do Estado esteja efetivamente dentro dos critérios de uma RJ, em relação aos parâmetros de largura e compactação porque assim determina o Plano Diretor”, comentou Weber.
O empresário se refere à alça viária já retratada pela reportagem da Prensa, um trecho que começa na rotatória que liga as rodovias RJ-102 e RJ-106; passando pelo Canal da Malhada; atravessando Maria Joaquina e saindo na altura do Alto de Búzios
No caso da Estrada da Fazendinha, o prefeito chegou a declarar, em março, que assumiria a obra, caso o Estado não avançasse. Contudo, em junho, o termo de cooperação com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Cidades foi assinado pelo Prefeito Alexandre Martins, que chegou a se encontrar com o governador Cláudio Castro para tratar da obra. A licitação para início das obras está prevista para acontecer em 15 de agosto de 2023.
O Edital da Concorrência Pública nº CO 07/2023, que será realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Cidades, foi publicado na quarta-feira (12). O investimento do Estado no local será de R$ 30.662.777,03 para realizar drenagem, pavimentação, iluminação e sinalização de onze mil trezentos e setenta e oito metros. O prazo para execução da obra é de doze meses a partir do início dos trabalhos.