Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Inipi, a cerimônia da Tenda de Suor do povo Lakota, acontecerá em Búzios neste domingo (26)

Inipi, a cerimônia da Tenda de Suor do povo Lakota, acontecerá em Búzios neste domingo (26)

O ritual é um dos mais sagrados do “Caminho Vermelho” Lakota e será realizado no Recanto da Deva, Praia das Caravelas, pelo Búzios Espiritualidade e o o Sacred Circle

O vilarejo da Praia das Caravelas, no coração da APA do Pau Brasil, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, guarda um local de experiências profundas de conexão do indivíduo com a natureza e seus benefícios, e é neste lugar especial que acontece neste domingo (26) o Inipi, que significa “viver novamente”, um termo do povo Lakota, indígena da América do Norte, para o ritual da “Tenda de Suor”. Uma cerimônia ancestral de renascimento, cura e purificação que acontece no Recanto da Deva, das 14h às 21h, por meio de uma contribuição sugerida de R$180. Todo o valor arrecadado, recuperados os custos de execução do ritual, será doado integralmente às instituições tribais Lakota para investimentos nas áreas de educação, proteção das terras, águas e povos indígenas. A atividade é uma iniciativa do Búzios Espiritualidade e o Sacred Circle, representados pelo casal Waki e Vistara, qualificados e autorizados a realizarem o ritual da forma tradicional.

As vagas são limitadas e os interessados podem entrar em contato pelo direct do @_sacredcircle ou pelo WhatsApp (+55 22 999009692) onde serão orientados pelos organizadores.

“É uma cerimônia de purificação profunda do corpo e do espírito, envolvendo todos os elementos, através do vapor, da força e calor do fogo e das pedras quentes, do contato com a Mãe Terra e com o Divino. É uma cura coletiva, a gente reza, canta cantos sagrados no idioma nativo, toca o tambor e se doa, para receber uma cura, uma intuição ou para agradecer”, explica Waki, nascido na Itália, mas que há cerca de 20 anos entrou em contato com a cultura e espiritualidade Lakota, e, desde então, passou a praticá-la e também a divulgá-la.

A tenda obedece a uma geometria sagrada que se gera cruzando e amarrando ramos flexíveis, representando simbolicamente as etapas da criação a partir da matéria indefinida, da relação de todos os seres no universo e suas forças, da profunda interligação existente entre o reino espiritual, mineral, animal e vegetal. Antigamente recoberta com pele de búfalo, hoje são utilizados cobertores, para manter o calor e filtrar a luz.

A cabana simboliza o útero sagrado da Mãe Terra. No centro estão colocadas as “tunkas” (pedras-avós), sábias possuidoras do código genético da história do nosso planeta, que previamente aquecidas na fogueira ritual, liberam todos os poderes contidos nelas.

Vistara, que também é italiana e praticante da espiritualidade Lakota, explica que a alta temperatura e o vapor fazem o corpo suar e ser purificado. A circulação é acelerada e a sudorese aumenta, eliminando ao máximo as toxinas.

Mas, além dos benefícios físicos, esta limpeza amplia seu silencio e espaço interior, para alcançar uma ligação mais profunda com sua divindade interior, com o plano espiritual. Dessa forma, a harmonia necessária para a saúde em todos os planos é alcançada.

“O Inipi é feito para tomar uma decisão, curar, limpar, purificar, antes e depois de qualquer etapa importante da vida. É uma poderosa conexão com a Mãe Terra, abrindo a porta para que possamos despertar nossa memória ancestral tornando-se pessoas mais integras. É renascer como Ser Verdadeiro e Integrado. Experimentar que somos todos parentes e, no final, tudo é uma coisa. Ou, como o povo Lakota fala: Mitakuye oyasin! ”, comenta.

As vagas são limitadas e os interessados podem entrar em contato pelo direct do @_sacredcircle ou pelo WhatsApp (+55 22 999009692) onde serão orientados pelos organizadores.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos