Menu

Cidades

  • Home
  • Uncategorized
  • MPRJ cobra plano de manejo de animais silvestres dos município de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio

MPRJ cobra plano de manejo de animais silvestres dos município de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio

Prefeituras tem 15 dias para para resposta. Foto Matheus Coutinho
Prefeituras tem 15 dias para para resposta. Foto Matheus Coutinho

Durante o encontro, os secretários das respectivas cidades comprometeram-se a instaurar procedimentos administrativos para viabilizar parcerias com entidades privadas

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio, realizou, nesta quinta-feira (16), reunião com as Secretarias de Meio Ambiente de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, para tratar da situação dos animais silvestres recebidos ou resgatados nos respectivos municípios. Durante o encontro, os secretários comprometeram-se a instaurar procedimentos administrativos para viabilizar parcerias com pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, para realização das atividades de manejo dos animais silvestres que são recebidos de ações fiscalizatórias, resgate ou entrega voluntária de particulares nessas três cidades.  

Nesse sentido, a Promotoria de Justiça também expediu Recomendação aos prefeitos e secretários dos municípios citados e fixou o prazo de 15 dias para resposta. Participaram da reunião o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio, promotor de Justiça Vinícius Lameira Bernardo, e os secretários de Meio Ambiente de Cabo Frio, Juarez Marques Lopes; e de Arraial do Cabo, Jorge Augusto da Costa Oliveira; além do titular da pasta de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo de Búzios, Evanildo Cardoso Nascimento.   

Durante a condução da investigação, foi constatado que os animais silvestres resgatados nessas cidades recebem atendimento apenas por parte de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, de maneira voluntária.  O promotor de Justiça ressaltou que os entes federativos têm o dever de proteger a fauna, de maneira que, auxiliar o custeio desses serviços, já realizados por particulares, concretiza tal dever constitucional, além de contribuir para que tais serviços não sejam interrompidos por falta de verba. Também destacou que a realização de parceria com o setor privado, que já conta com recursos materiais e humanos disponíveis para a realização do serviço, possivelmente se apresenta como a medida mais econômica para o desempenho do dever legal.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos