Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Búzios é a primeira cidade do Estado a regulamentar distribuição gratuita Cannabis Medicinal

Búzios é a primeira cidade do Estado a regulamentar distribuição gratuita Cannabis Medicinal

Município já conta com dois médicos especialistas que atuam na prescrição e acompanhamento dos pacientes. Foto: Reprodução.
Município já conta com dois médicos especialistas que atuam na prescrição e acompanhamento dos pacientes. Foto: Reprodução.

Projeto de lei foi aprovado nesta quarta-feira (24) por unanimidade e vai beneficiar portadores de autismo, epilepsia refratária e dores crônicas

O sonho que parecia distante virou realidade e referência no Estado do Rio de Janeiro e em todo o país. Nesta quarta-feira (24), a Câmara de Vereadores de Búzios aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 93/2021 que vai desburocratizar o acesso à Cannabis Medicinal para portadores de autismo, epilepsia refratária e dores crônicas que não respondem aos tratamentos convencionais. O medicamento será incluído na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), com distribuição gratuita. É a primeira cidade do Estado a regulamentar o canabidiol na rede municipal de saúde.

O projeto, aprovado em regime de urgência com uma emenda aditiva (3/2021), é de autoria do vereador Aurélio Barros (PATRI). A proposta prevê a distribuição gratuita de medicamentos nacionais e importados à base da planta, prescrito por profissional médico acompanhado do laudo das razões da prescrição. Atualmente, dois médicos especialistas prescrevem o medicamento, que também é avanço na rede de saúde pública do Brasil. Esse procedimento teve início há uns cinco meses, mas foi integrado oficialmente ao Programa Municipal de Saúde Mental durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 20 de agosto. Na ocasião, uma das mesas temáticas foi o uso da Cannabis Medicinal para o tratamento de crianças e adolescentes autistas e epilepsia refratária, onde foram apresentados os estudos e avanços com a utilização do Canabidiol nessa clientela.

Após o evento, a equipe técnica começou a elaborar uma nota técnica sobre os resultados dos primeiros 90 pacientes, entre 3 e 10 anos de idade, acompanhados pela Secretaria. O documento fortaleceu o projeto de lei, que vem como um facilitador ao liberar a compra do medicamento pela Secretaria Municipal de Saúde. A audiência pública aconteceu no dia 29 de outubro para discutir o tema. 

O projeto ainda será sancionado pelo prefeito Alexandre Martins, que já comemorou nas redes sociais.“É um avanço muito importante para a ciência, por isso decidi autorizar o uso da Cannabis Medicinal, no município. Tenho visto relatos sobre o medicamento e em todas as doenças que ele atua positivamente, entendo que irá proporcionar um grande conforto para os doentes e familiares”, enfatizou Alexandre.

O secretário de Saúde, Leônidas Heringer, explicou que a compra do medicamento pela Secretaria Municipal de Saúde para distribuição a pacientes para o tratamento é um grande passo que está sendo dado.

“O programa vai nos permitir atender a 380 crianças portadoras do espectro autista e também 60 crianças com epilepsia refratária, que não respondem aos tratamentos convencionais, além de iniciarmos o atendimento às pessoas portadores de dor crônica, dores oncológicos e neuropatias. Estamos planejando para Fevereiro de 2022, o Fórum Municipal de Cannabis Medicinal de Armação dos Búzios, onde estaremos apresentando os resultados do trabalho que estamos realizando a nossa população” adiantou o secretário.

O autor do projeto, o vereador Aurélio Barros, que é pai de um jovem autista, o João Paulo, de 18 anos. Foto: Divulgação

O autor do projeto, o vereador Aurélio Barros, que é pai de um jovem autista, o João Paulo, de 18 anos, também celebrou a aprovação. “Agradeço a todos os vereadores pelo carinho a esse projeto da cannabis medicinal. Fizemos uma emenda, resultado da audiência pública que foi muito esclarecedora sobre o assunto”, disse.

As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão a conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessárias. O projeto foi orçado em R $720 mil por ano e já teve parecer positivo do vereador Uriel Pereira, que é o presidente da Comissão de Orçamento da Câmara, durante a audiência pública, que se comprometeu em aprovar a emenda para o ano que vem.

Leia mais:

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos