Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • MPRJ pede à Justiça a demolição em Búzios de 20 construções na Serra das Emerências

MPRJ pede à Justiça a demolição em Búzios de 20 construções na Serra das Emerências

De acordo com o Ministério Público, as construções são irregulares,  ficam localizadas na Serra das Emerências. Imagem: PMAB | Reprodução.
De acordo com o Ministério Público, as construções são irregulares, ficam localizadas na Serra das Emerências. Imagem: PMAB | Reprodução.

De acordo com o Ministério Público, as construções são irregulares, ficam localizadas nos limites do Parque Estadual da Costa do Sol

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) confirmou, nesta segunda-feira (14), que ajuizou 20 ações civis públicas (ACPs) para a demolição de 20 casas irregulares construídas em áreas pertencentes ao Parque Estadual Costa do Sol, no município de Búzios.

Segundo o órgão, as construções se localizam na Serra das Emerências, no bairro de Tucuns. O MPRJ estipulou um prazo de 180 dias para a execução do pedido. A medida se deu por meio da por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, e foi direcionada ao Estado do Rio de Janeiro, ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (INEA), à Prefeitura de Búzios e a possuidores não identificados.

As ações também requerem a completa recuperação da área degradada, bem como a condenação do Estado do Rio de Janeiro e do Município de Armação dos Búzios a realizarem estudo social das famílias e informarem, no prazo de 30 dias, quanto à possibilidade de inclusão desses núcleos familiares em programa social de habitação/moradia no âmbito do Estado do Rio de Janeiro ou da Prefeitura de Armação dos Búzios. Por se tratar de uma unidade de conservação de proteção integral, as edificações não são passíveis de regularização.

Entenda o caso

A investigação do MPRJ teve início a partir de notícia encaminhada via Ouvidoria/MPRJ, dando conta de invasões coordenadas na localidade, destinadas a promover construções irregulares e posterior venda das unidades construídas.

Em 2018, após os alertas realizados pelo MPRJ, a equipe do Parque Estadual da Costa do Sol realizou operações de fiscalização no local e, além de diversas irregularidades, constatou a presença de 149 espécies da avifauna, inclusive a conhecida como formigueiro do litoral, endêmica, de ocorrência apenas na região dos lagos, altamente ameaçada, bem como a presença de outros animais em risco de extinção, como a jaguatirica, gato de mato e preguiça de coleira.

Em vistoria, o INEA constatou inúmeras invasões recentes, construções sem licenças ambientais ou edilícias, ligações de energia elétrica e água ilegais, bem como grande quantidade de entulhos sobre a vegetação de Mata Atlântica. No local também foi encontrado um curral com porcos e cachorros.

As 20 ACPs se somam a outras 13 ações de desocupação ajuizadas para o mesmo local, em novembro de 2020, totalizando 33 ações, razão pela qual, a promotoria requer a designação de audiência de conciliação, intimando-se para participar o chefe do Parque Estadual da Costa do Sol, o secretário Estadual de Assistência Social e o secretário de Assistência Social do Município de Armação dos Búzios.

A ação completa pode ser acessada por meio do link. A localização de todas as construções irregulares pode ser encontrada por meio do link.

A Prensa questionou os órgãos envolvidos e aguarda respostas.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos