Menu

Cidades

Maricá recebe parecer positivo para importação da vacina Sputnik V

Vacina Sputnik V. Imagem: Reprodução | Internet.
Vacina Sputnik V. Imagem: Reprodução | Internet.

Município vem tentando ganhar autorização para importar a vacina russa Sputnik V há alguns meses. Segundo a Prefeitura, o deferimento foi feito de forma parcial

Com o andamento do processo de importação da vacina russa Sputnik V para reforço das imunizações contra a Covid-19, a Prefeitura de Maricá anunciou, nesta sexta-feira (4), que a 4ª Vara Federal de Niterói acolheu o pedido para autorizar o processo.

De acordo com o órgão, o deferimento foi feito de forma parcial para a tutela antecipada antecedente então apresentada. Com isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deverá emitir a autorização de importação em 72h, sob pena de multa, viabilizando o início dos trâmites burocráticos necessários ao ingresso do imunizante no Brasil.

Segundo o anúncio feito pela gestão municipal, “ainda faltam alguns passos importantes” pra vacina chegar à cidade. Em nota, a Prefeitura informou que apesar da autorização, o trâmite para a importação ainda depende de outros processos internos junto à Anvisa.

O município vem tentando esta autorização há alguns meses. A decisão da Anvisa desfavorável ao primeiro pedido foi proferida no dia 24 de abril. Com isso, a Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) protocolou, na última terça-feira (1) um novo pedido de liberação para importação do imunizante junto à agência regulamentadora, para trazer ao município um total de 500 mil doses.

O principal argumento da agência para a negativa foi a acusação de que a vacina russa usa os chamados adenovírus (vírus inofensivos) sem garantia de que estes não possam se replicar dentro do organismo humano.

De acordo com instituto, a diferença em relação à primeira demanda, que foi negada há pouco mais de um mês, é a apresentação de planos de farmacovigilância e de contingência contra possíveis problemas na aplicação, obedecendo a critérios de verificação de segurança.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto