Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 1
  • Covid-19: Secretaria de Estado de Saúde entrega maior lote de vacinas no feriado

Covid-19: Secretaria de Estado de Saúde entrega maior lote de vacinas no feriado

Secretaria de Saúde enviou novos lotes de vacinas contra a Covid-19 para os 92 municípios | Foto: Maurício Bazílio/ Divulgação SES
Secretaria de Saúde enviou novos lotes de vacinas contra a Covid-19 para os 92 municípios | Foto: Maurício Bazílio/ Divulgação SES

Foram enviadas mais de 890 mil doses dos imunizantes aos 92 municípios. Segundo o órgão, a operação durou oito horas.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (02), a 11ª entrega de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Segundo o órgão, foram distribuídas 896.400 doses, sendo 825.400 de CoronaVac e 71 mil doses de Oxford/Astrazeneca. Este foi o maior carregamento de imunizantes enviado às cidades fluminenses desde o início da campanha. A operação, que começou às 6h, foi concluída em oito horas.

As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá fizeram as retiradas por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Os outros 88 municípios receberam os lotes, em operação aérea finalizada às 14h, com apoio de sete helicópteros, sendo dois do Governo do Estado, dois da Secretaria de Estado de Polícia Civil, dois do Corpo de Bombeiros e um da Secretaria de Estado de Polícia Militar. As aeronaves decolaram do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar e do 12º BPM, também em Niterói, a partir das 7h.

“A entrega dos imunizantes em todo o estado tem envolvido uma importante operação logística, coordenada por profissionais muito capacitados da Secretaria de Estado de Saúde. A partir do momento em que as doses são entregues pelo Ministério da Saúde, inicia-se o processo contínuo de checagem de quantidades e temperaturas, da divisão de lotes para os municípios, até o momento em que se inicia a distribuição. Muitas destas etapas ocorrem durante a madrugada para que o quanto antes as vacinas estejam distribuídas em todo o estado. Do momento de saída do CGA até a finalização das entregas nos municípios, a operação durou apenas oito horas”, disse o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) esclarece que segue cumprindo as recomendações preconizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com a Nota Técnica 297, divulgada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (31), fica recomenda a vacinação dos “segmentos das forças de segurança e salvamento, bem como das forças armadas que vêm atuando diretamente nas ações de controle da pandemia”.

A nota orienta ainda que o quantitativo de vacinas destinado às forças de segurança será enviado de forma escalonada e proporcional, destinado exclusivamente para a vacinação destes grupos. As doses enviadas aos municípios não sofreram impacto com a inclusão destas categorias, uma vez que continuam sendo separadas de forma proporcional para cada grupo a ser vacinado.

A SES ainda reforçou a importância do Calendário Único de Vacinação, que tem como objetivo unificar as ações de imunização contra a Covid-19 e evitar o contágio e propagação de vírus em grupos que atuam em ações de enfrentamento da pandemia.

Doses recebidas e enviadas – A SES recebeu do Ministério da Saúde (MS), até esta quinta-feira (1º), 4.391.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 3.865.520 da CoronaVac e 525.600 da Oxford/AstraZeneca. Com as entregas realizadas nesta sexta-feira (02), foram distribuídas 4.374.120 doses dos imunizantes, sendo 2.749.540 para primeira aplicação e 1.624.580 para segunda aplicação.

Vacinação no Estado

Até as 9h desta sexta-feira (02), o estado registrava 1.228.026 de pessoas vacinadas com a primeira dose e 360.678 com a segunda. O vacinômetro pode ser acessado pelo site oficial.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos