Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Incrível e inquietante: a partir de fotos app cria filmes inéditos de antigos buzianos

Incrível e inquietante: a partir de fotos app cria filmes inéditos de antigos buzianos

Artista de Búzios publicou os clips em vídeos em seu blog e a Prensa repercute

O artista multimídia, morador de Búzios desde a infância, Alan Câmara, que também é graduado em história e ex-secretário de comunicação e cultura do município, deu movimento, a partir do app Myheritage, a fotografias de buzianos já falecidos há muitos anos e que não tinham registros em vídeo.

Além de converter fotos antigas em clips de filmes pelo recurso Deep Nostalgia, o Myheritage também permite construir árvores genealógicas. Na versão gratuita só é possível com quatro imagens. O resultado é impressionante e já vem sendo usado por pessoas de todo o mundo para “animar” fotografias de entes queridos que não estão mais vivos.

(Animação: Alan Câmara / José Martins – Foi casado com a avó do Alan, dona Luderca)
(Animação: Alan Câmara / Dona Rute, matriarca de família importante de Búzios. Mãe de Zezinho, conhecido pescador falecido recentemente)
(Animação: Alan Câmara / Zalico, pescadora antiga já falecida)
(Animação: Alan Câmara / Tuim, personagem importante da história buziana)
(Animação: Alan Câmara / Mineli, pescador antigo, patriarca de família tradicional de Búzios. Pai de Izabel da Escuna, avô de Alexandre Verdade, ex-secretário de Turismo)
(Animação: Alan Câmara / Dona Irene, matriarca buziana. Mãe de Edineia da loja Foca, Nair, já falecida, de Dona Júlia -mãe de Bebeto Karolla e de Lurdeca, sua filha mais velha)

Alan comenta que apesar de “um certo desconforto ao ver um familiar já falecido ganhar movimento na fotografia”, esse recurso seria muito interessante num Centro de Memória buziano. Nessa linha tem se espalhado pelo Brasil perfis em diferentes redes sociais fazendo retratos animados de personalidades históricas do Brasil. No perfil no instagram da Revista Trip pode-se conferir os abolicionistas Luiz Gama e José do Patrocínio e da musicista Chiquinha Gonzaga e imaginar como deveriam ter sido seus olhares e feições em movimento. A iniciativa é do Historiador e etnomusicólogo Rafael Galante, que também é professor de História social da música. Pesquisador das diásporas musicais centro-africanas.

A Prensa também vai realizar alguns experimentos com esse recurso que poderão ser conferidos em @prensadebabel

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos