Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Rio das Ostras: moradores organizam movimento ecológico para conscientização da restinga na Praia do Abricó

Rio das Ostras: moradores organizam movimento ecológico para conscientização da restinga na Praia do Abricó

Segundo moradores, área da restinga vem tendo constante queimadas | Foto: Gilberto Dolejal
Segundo moradores, área da restinga vem tendo constante queimadas | Foto: Gilberto Dolejal

Encontro vai acontecer neste sábado (26) a partir das 10h, na área queimada do local.

Moradores de Rio das Ostras estão organizando um movimento ecológico para conscientização da restinga na Praia do Abricó, que segundo eles vem sofrendo constantes queimadas. O encontro vai acontecer neste sábado (26) a partir das 10h, na área devastada.

Segundo Gilberto Dolejal, mais conhecido como Professor Gilberto, os moradores da região têm observado queimadas na restinga e toda vez que isso acontece a Prefeitura apenas capina o local. Agora o que alarmou ainda mais eles foi a introdução de bancos e mesas de madeira na área já devastada.

Essa ação levantou a hipótese de que o local pode ser ajardinado, o que é crime ambiental, além de prejudicar a restinga, que são as únicas espécies nativas que resistem à salinidade do mar e ajudam a impedir o avanço da maré para os centros urbanos.

Introdução de bancos e mesas de madeira na área de restinga da Praia do Abricó preocupam moradores | Foto: Gilberto Dolejal

A criação do movimento ecológico foi a forma que eles encontraram para chamar a atenção da população e do município para preservar o meio ambiente.

“Toda a população está convidada para participar da reunião para nós refletirmos o que estamos fazendo no local, com essas ações e o que daqui pra frente nós podemos fazer. Queremos abrir um diálogo com a Prefeitura, com o Ministério Público, para que chegue em um consenso. Nós precisamos preservar o meio ambiente até para nos preservar”, disse Professor Gilberto.

A Prensa entrou em contato com a Prefeitura de Rio das Ostras, que respondeu que não foram registradas constantes queimadas na restinga na Praia do Abricó. Ainda segundo a Prefeitura, a única ocorrência identificada pelo Centro de Defesa Ambiental (CDA) foi a de uma queimada na região durante o mês de fevereiro.

Já sobre a hipótese de ajardinar a área, até a publicação desta reportagem ainda não tivemos respostas.

Restinga na Praia do Abricó, em Rio das Ostras, está diminuindo| Foto: Gilberto Dolejal

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Foto reprodução Itaú

Hotelaria desapontada com ocupação para show de Madonna no Rio

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)