Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Padre de Macaé comenta sobre tema da Campanha da Fraternidade em apoio às minorias

Padre de Macaé comenta sobre tema da Campanha da Fraternidade em apoio às minorias

Padre da Paróquia de Santo Antônio explica a abordagem do tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, na Campanha da Fraternidade de 2021

Nessa quarta-feira (17), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a abertura da Campanha da Fraternidade de 2021, tradicional cruzada promovida por grupos católicos que se mobiliza para arrecadar doações. Com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, a iniciativa deste ano tem o intuito de apoiar a luta contra a violência sofrida pelas minorias, incluindo a população LGBTQ+, o que gerou insatisfação em cristãos mais conservadores.

Mesmo sendo realizada desde 1962, este será o quinto ano que a campanha será feita de forma ecumênica, em parceria com o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Batistas do Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil,Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia). Por conta da proposta, algumas igrejas recuaram na decisão de efetuar a ação.

O Padre Gleison, da Paróquia de Santo Antônio, em Macaé, explicou à Prensa seu ponto de vista quanto ao tema da campanha e comentou sobre os debates de igualdade.

“Diferentemente de temas de outras campanhas onde tínhamos o foco em um determinado momento do ano, ou seja, a quaresma, o tema deste ano já nos faz ver que há tempo estamos vivenciando, buscando a unidade entre diferentes. Há anos que a paróquia, onde estou, vem realizando ações conjuntas com irmãos evangélicos, espíritas, umbandistas e até com pessoas que não professam um credo religioso mas que se unem para fazer o bem às pessoas, sem olhar a quem.

Penso que o problema da discussão sobre a campanha da fraternidade deste ano está em colocar mais atenção no papel de presente e não no presente em si, valorizar mais o envelope que a carta, mais o estojo que a joia.

Que o texto da campanha da fraternidade deve ser visto no seu contexto e não apenas julga-lo por alguns pontos. Vale aquela máxima atribuía a santo Agostinho: ‘No essencial, a unidade; na dúvida, a liberdade; em tudo, a caridade’.

Penso que enquanto estivermos rotulando tipos de pessoas havidas e por haver estaremos gerando ódio e divisão. Prefiro viver reconhecendo que somos gente. Gente que ama gente e que cuida de gente”.

A Prensa entrou em contato com outras igrejas da Costa do Sol para entender se a Campanha será realizada, e aguarda respostas.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos