Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Governo Federal define novas regras para entrar no Brasil por vias aéreas

Governo Federal define novas regras para entrar no Brasil por vias aéreas

Imagem: Agência Brasil | Reprodução
Imagem: Agência Brasil | Reprodução

Viajantes deverão apresentar uma declaração de saúde e teste negativo do Covid-19 para entrar no Brasil, a partir desta quarta-feira (30)

A partir desta quarta-feira (30), viajantes vindos do exterior deverão preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) e apresentar teste negativo para Covid-19 para entrar no Brasil por via aérea. A medida está prevista no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria nº 630, de 17 de dezembro de 2020.

De acordo com o Governo Federal, a norma atende à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por motivos sanitários relacionados com os riscos de contaminação e disseminação da Covid-19.
Declaração de Saúde do Viajante (DSV)

Com a nova deliberação, o viajante deverá apresentar à companhia aérea o e-mail de comprovação do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) impresso ou por meio digital, antes do embarque para o Brasil. A declaração tem por objetivo conhecer a situação de saúde do viajante antes do embarque.

Declaração de Saúde do Viajante (DSV)

Ao preencher a DSV, o viajante também assina concordar em atender as medidas sanitárias adotadas pelas autoridades brasileiras durante o período em que estiver no Brasil. O descumprimento, segundo a portaria, implicará para o infrator a responsabilização civil, administrativa e penal. No caso de estrangeiros, este ficará sujeito à repatriação ou deportação imediata e inabilitação de pedido de refúgio.

Teste de RT-PCR

Ainda antes do embarque para o Brasil, o viajante deverá apresentar à companhia aérea um laudo do teste de RT-PCR com resultado negativo ou não reagente para o novo coronavírus. O teste de RT-PCR deve ser feito com antecedência de até 72 horas antes do embarque para o Brasil.

Não será permitido o ingresso no Brasil de viajantes procedentes do exterior que não portarem o laudo do teste ou em casos de laudo com resultado positivo/reagente para o novo coronavírus.

De acordo com o Governo Federal, esta medida é aplicada tanto para brasileiros como para estrangeiros de qualquer nacionalidade. A Portaria não estabeleceu a necessidade de quarentena ou isolamento do viajante que chega ao Brasil. Porém, a Anvisa orienta que o viajante fique atento à própria saúde e, em caso do surgimento de sintomas ligados à Covid-19, procure atendimento médico.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação

Exposição Diálogos na Galeria Arte4 reúne mulheres em Búzios

Foto: Ronald Pantoja

Búzios Jazz Festival 2024 começa neste fim de semana

Divulgação

Luau Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta sexta (3)

Divulgação

Cabo Frio realiza formação para padronizar e aprimorar refeições escolares