Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • A fé que atravessa barreiras: Festa da padroeira de Búzios acontece via internet

A fé que atravessa barreiras: Festa da padroeira de Búzios acontece via internet

Em tempo de pandemia devoção à Sant’Anna será celebrada dentro de casa

Com uma programação digna do século 21, a Festa de Sant’Anna, padroeira de Búzios, será inteiramente celebrada via internet. Comemorada dia 26 de julho, a Santa protetora dos pescadores vai receber as homenagens de fé e devoção com muita tecnologia. Em plena pandemia de coronavírus, a Igreja Católica mantém as celebrações, mas para evitar as aglomerações e o risco de contaminação dos fiéis, realizará a festa utilizando a internet.

Através de sua página de Facebook, perfil do Instagram e canal do YouTube, a Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia vai transmitir a novena e as missas dedicadas à Santa. As celebrações começam no dia 17, sexta-feira, e seguem até o dia 26, um domingo, dia de Sant’Anna.

Completando 280 anos de devoção em Búzios, iniciada a partir da construção da capela de Sant’Anna em 1740, a Santa é símbolo de esperança de dias melhores, e sua imagem também chegou à antiga aldeia de pescadores em momento de muita dificuldade e enfermidade, conforme nos conta o devoto Luiz Romano Lorenzi.

– A aparição da imagem de Sant’Anna se deu na praia dos Marimbondos, hoje conhecida como praia dos Ossos, num momento muito difícil, de poucos peixes e de uma grande enfermidade que abateu a aldeia dos pescadores. A história conta. Agora temos algo parecido, uma grande pandemia, uma crise econômica forte, e após a festa acreditamos em dias melhores com a intercessão da nossa padroeira – explica.

Romano diz que na sexta-feira 17, primeiro dia da novena, será realizado o levantamento do mastro com a bandeira da Santa. Doze festeiros vão se revezar nas funções, sendo que a cada dia, um pequeno grupo vai estar presente para auxiliar o padre Cosme na liturgia das missas e na transmissão das celebrações pela internet. Também no dia 17, a Associação de Cultura Popular de Búzios fará uma homenagem à Santa, divulgando nas redes sociais diversos depoimentos de fiéis.

– Foi preciso reinventar a festa, são 280 anos, não são 280 dias.
A festa acontecerá em cada casa, nos corações e na alma dos devotos! Somos um povo forte, fomos criados no mar, a nossa Santa apareceu no mar, sabemos sobreviver às tempestades! Nossos antepassados não deixaram a festa morrer, nós temos essa missão, manter viva a maior, a mais antiga e mais importante manifestação de fé e cultura popular do povo buziano. Ano que vem, se Deus quiser, teremos a nossa tradicional festa que é tão amada e esperada por nosso povo – conclui Romano.

Acompanhe na arte a seguir, a programação completa da Festa de Sant’Anna.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos