Menu

Cidades

Prefeito de Macaé admite ter utilizado cloroquina para ser curado de Covid-19

Prefeito de Macaé Aluízio Santos Júnior durante reunião com empresários sobre Coronavírus. Macaé/RJ. Data: 17/03/2020. Foto: Rui Porto Filho
Prefeito de Macaé Aluízio Santos Júnior durante reunião com empresários sobre Coronavírus. Macaé/RJ. Data: 17/03/2020. Foto: Rui Porto Filho

Medicamento ainda não tem eficácia cientificamente comprovada no combate da doença, mas Dr. Aluízio afirmou que a cloroquina o ajudou na recuperação

Em coletiva de imprensa o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, revelou ter feito uso da cloroquina/ Rui Porto Filho

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio Júnior, é a favor do uso da cloroquina no combate ao novo coronavírus. O chefe do executivo falou sobre o assunto em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (18) por videoconferência. O prefeito disse inclusive ter feito uso do medicamento quando foi testado positivo para a doença há um mês. Todavia, a eficácia do remédio no combate ao novo coronavírus não foi cientificamente comprovada e não é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante a entrevista, Dr. Aluízio disse que o coquetel o ajudou na recuperação. Ele ficou em observação no Hospital da Unimed no município mos primeiros dias e depois seguiu para o isolamento domiciliar. No entanto, explicou que o uso do remédio nos pacientes da rede pública irá depender da avaliação médica. Segundo o boletim atualizado da Prefeitura desta terça-feira (19), 255 casos confirmados estão sendo acomodando pelo munícipio.

O uso do remédio está rendendo grandes discussões pelo mundo, e no Brasil já foi motivo da saída recente do ministro da saúde, Nelson Teich. Atualmente, é usado para tratar a malária e só deve ser usado por hospitais em pacientes críticos ou moderados e não no estágio inicial como está sendo proposto pelo governo federal. Um dos efeitos colaterais é acelerar o ritmo cardíaco.

Além da cloroquina, outro medicamento hidroxicloroquina usado no tratamento também de malária e artrite remautoide, lúpus e outras doenças autoimune, também estão sendo testados para Covid-19, mais ainda sem comprovação científica. Em Macaé, 20 pessoas já morreram a doença.

Lockdown

Durante a coletiva, Dr. Aluízio disse que o lockdown é uma alternativa caso os pacientes com Covid-19 ocupem 60% dos leitos de (UTI). De acordo com o boletim atualizado desta terça-feira (19), a cidade já está com 55%, o que a coloca a poucos passou da implantação do confinamento.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Foto reprodução Itaú

Hotelaria desapontada com ocupação para show de Madonna no Rio

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)