Menu

Cidades

  • Home
  • Região dos Lagos
  • Alerj delibera sobre audiência pública para debater redução de mensalidades escolares

Alerj delibera sobre audiência pública para debater redução de mensalidades escolares

Secretário Pedro Fernandes deve ser convocado também para falar sobre ações da Seeduc para a Educação Básica durante a pandemia

A Comissão de Educação da Alerj reúne-se virtualmente, em videoconferência, nesta segunda-feira (6), às 10h, em caráter deliberativo, para decidir se realiza audiência pública para debater o Projeto de Lei 2052/2020, de autoria dos deputados André Ceciliano, Dr. Serginho Rodrigo Bacellar, que dispõe sobre a redução proporcional das mensalidades da rede privada de ensino durante o Plano de Contingência do Novo Coronavírus da Secretaria de Estado de Educação.

Na ocasião também será definido se a Comissão convocará o Secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, com objetivo de dar explicações sobre as ações da Seeduc para a Educação Básica no contexto da pandemia.

“É um tema sensível, pois se trata de um serviço de prestação continuada contratado pelas famílias nas escolas. Quando ele é interrompido, há uma discussão para manutenção deste pagamento. Há três pontas que precisam ser articuladas: as famílias, que começam a enfrentar os efeitos da crise econômica causada pela pandemia; os estabelecimentos de ensino particulares, muitos de pequeno porte, que vivem difícil situação econômica; e os profissionais da educação, pois a redução de mensalidades não pode ser pretexto para demissão ou redução de salários destes profissionais”, afirma o deputado Waldeck Carneiro, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e membro da Comissão de Educação da Alerj.

De acordo com o parlamentar, a maneira de equacionar essa questão, pela Alerj, pode nem ser legislando. “A Casa Legislativa pode servir como um poder mediador, que consiga articular essas diferentes pontas. Temos recebido muitos setores implicados na discussão, como o Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio (SEPE/RJ), escolas particulares e instituições de ensino superior. A matéria está sendo amadurecida. Se for colocada em votação, certamente poderá não ser um percentual linear para todas as escolas, já que precisamos verificar variáveis importantes, do ponto de vista de suas condições econômicas, como por exemplo o número de alunos, o valor das mensalidades, taxas de inadimplência e faturamento líquido anual”, comenta Waldeck.

deputado Waldeck Carneiro

Segundo o deputado, que também é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), todas as questões precisam ser levadas em conta. “Não podemos comparar uma unidade escolar de menor porte com um megaempreendimento educacional. Importante que o projeto já começou a produzir efeitos positivos, pois uma vez protocolado, está fazendo com que os estabelecimentos educacionais procurem a Alerj ou as famílias para propor algum nível de redução das mensalidades”, finaliza Waldeck.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos