Menu

Cidades

Comissão de Direitos Humanos da Alerj denuncia governador Witzel

O governador do Rio de Janeiri, Wilson Witzel, publicou um vídeo onde aparece junto com policiais sobrevoando de helicóptero a cidade de Angra dos Reis, e com snipers atirando contra a população a pretexto de combater os bandidos. As imagens tiveram uma repercussão negativa e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (CDDHC) denunciou para a Organização dos Estados Americanos (OEA) este e outros casos envolvendo o chefe do executivo estadual.

O documento ressalta ainda que desde sua campanha ao Palácio Guanabara até os dias atuais Witzel sempre disse e estimulou que era preciso “abater traficantes”, construir a “nossa Guantánamo”, e “atirar nas cabecinhas” dos criminosos. A presidência da CDDHC classifica que esta política de estado tem como base “crimes contra humanidade, pena de morte e tortura, e que, por óbvio, contrariam a Constituição Federal”, segundo o documento.

Governador Witzel dentro do helicóptero com policiais. Foto: reprodução/Twitter

Para a presidente da comissão de Direitos Humanos da Alerj, a deputada Renata Souza, as declarações do governador estimulam a violência: “O Rio de Janeiro vive hoje o seu pior momento no que se refere aos casos de morte por intervenção policial, são mais de 400 casos só nos primeiros 4 meses do ano de 2019, é o maior número dos últimos 20 anos. O governador já fez inúmeras declarações públicas legitimando a letalidade policial dentro das favelas e periferias do Rio, o que nos faz pensar que esse aumento expressivo nos números de mortes por ação policial tem relação direta com a permissividade vinda do chefe do executivo”.

A chacina do Fallet Fogueteiro, favela do Centro do Rio e o caso do músico Evaldo que teve o carro fuzilado com 80 tiros são outros casos que a CDDH denuncia à OEA. A Comissão solicita às autoridades estrangeiras que exija das autoridades brasileiras uma declaração a respeito dos fatos apresentados e cobre do Estado Brasileiro ações concretas que reduzam os números de violações de direitos humanos relacionadas às operações das Forças de Segurança

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos