Menu

Cidades

  • Home
  • Política
  • Vereadora de São Pedro questiona: “Governo de Chumbinho está se valendo de racismo e misoginia estrutural”

Vereadora de São Pedro questiona: “Governo de Chumbinho está se valendo de racismo e misoginia estrutural”

Há alguns dias, em São Pedro da Aldeia, a vereadora Claudinha (PTB) pediu a instauração de duas CPIs para investigar a Educação da cidade. As Comissões foram aprovadas e, segundo a parlamentar, está surpresa com o tratamento que vem recebendo do executivo após a aprovação de ambas. Em uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal há alguns dias, Claudinha, em seu discurso, disse que o governo municipal alegou que não iria responder os ofícios dela porque não tinha obrigação de produzir provas contra si mesmo.

Claudinha na tribuna da Câmara Municipal. Foto: divulgação

E, de acordo com a parlamentar, na tribuna disse que “em nenhum momento disse que eles são culpados. Mas preciso de documentos e informações que estão dentro da secretaria e que somente eles podem me dar”, explicou a vereadora. Claudinha lembrou que qualquer cidadão comum pode solicitar informações sobre a administração pública.

Portanto, para ela, o governo do prefeito Cláudio Chumbinho, está se valendo de racismo e misoginia estrutural. “O que eu percebo é que o prefeito se recusa a aceitar minhas prerrogativas como vereadora. Será que é por que sou uma mulher negra?”, questionou. Claudinha disse ainda que está estudando com os advogados outros meios de fazer valer suas solicitações. Ela disse que vai procurar o Ministério Público (MP) e outros órgãos a fim de conseguir obter a documentação necessária para avançar na CPI.

Após a suspeita de racismo e misoginia do Governo Municipal com a vereadora Claudinha (PTB), a prefeitura enviou uma nota sobre o que ocorreu. “Caso Vossa Senhoria não tenha conhecimento, a querida e competente Secretária de Saúde do Município de São Pedro da Aldeia é negra, o competente Presidente do Instituto de Previdência é negro, a Subsecretária de Educação é negra, o Chefe de Gabinete é negro, dentre outros tantos servidores que dignamente dedicam seu tempo exercendo suas funções com carinho e dedicação”, justificou o prefeito Cláudio Chumbinho.

E ainda pediu explicações da vereadora “quanto aos motivos das rotineiras insinuações, lembrando que a inviolabilidade penal dos vereadores não pode constituir um motivo de inimputabilidade total ou mesmo o privilégio de uma irresponsabilidade pessoal absoluta como já decidiu o Supremo Tribunal Federal em diversas ocasiões”. Partindo dessa nota, a parlamentar teria o prazo legal de 24 horas para se justificar, sob crime de calúnia.

Em entrevista exclusiva ao Prensa de Babel, Claudinha revelou diversas questões sobre a sua luta com a causa negra. Confira:

Prensa: Por não responder as suas solicitações para a CPI, você acha que a prefeitura esteja sendo racista?

Claudinha: Não posso afirmar, mas questiono o poder público com essas ações.

Prensa: Não sei se você viu, mas na Alerj algumas parlamentares negras foram barradas. Alguma vez já aconteceu isso com você?

Claudinha: Não claramente. O preconceito velado é pior, porque ele fere e machuca.

Prensa: A sua principal frente é a do combate ao racismo?

Claudinha: A minha frente é a população que não é assistida.

Prensa: Voltando ao caso da Prefeitura. Eles soltaram uma resposta “temos negros nos cargos..”. Essa frase não seria o “não sou racista, mas..”?

Claudinha: Desde pequena sou militante do movimento negro e sou pós-graduada em cultura afro. Essa frase “temos negros nos cargos” faz parte do nosso debate constante, onde colocamos esses elementos na posição hierárquica e conseguimos perceber as justificativas do não sou racista.

Prensa: Você já presenciou alguma discriminação que você teve que intervir?

Claudinha: Várias vezes. Não me calo. Estamos no século XXI e esse comportamento é inaceitável.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos