Menu

Cidades

Peixarias de Rio das Ostras se preparam para a Semana Santa

Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. Nesta época, os católicos costumam fazer penitência e uma delas é não consumir carne vermelha. O comportamento reflete no aumento da venda de peixes.

Em Rio das Ostras, a média dos preços é R$ 19,90 o quilo e os comerciantes estão animados e se preparando para o aumento das vendas que acontece principalmente durante a semana santa.

Segundo os comerciantes a venda deve ter ajuste de 10% nos próximos dias. Porém, o forte das vendas acontece durante a semana santa, que acontece entre os dias 25 e 31 de março, onde as vendas crescem 70%.

De acordo com Hermógenes Cardoso, proprietário da Peixaria do Nelson, localizada na Boca da Barra, entre o dia 5 e 10 de março as vendas crescem exponencialmente. “Os peixes mais procurados são cação, corvina, pescadinha e anchova. Mas a sardinha que tem um preço mais baixo, na faixa de 10 reais, também sai bastante.

A expectativa de vendas para a Peixaria do Nelson é boa. Segundo o proprietário, em 2017 foram vendidos cerca de duas toneladas de peixe. “Esse ano se essa situação se repetir ficarei muito satisfeito. Acredito que é possível que aconteça”, comenta Cardoso.

Tradição
Para algumas famílias, comer peixe na quaresma é mais que apenas uma tradição religiosa é uma memória familiar.

A dona de casa e católica praticante, Cristina Santos, conta que comer peixe durante a quaresma e semana santa é uma tradição ensinada pelos pais ao longo dos anos.

“Lembro de quando eu era criança e meus pais e eu íamos a casa dos meus avós almoçar quase todo dia. E preparávamos, todos juntos, o peixe na hora. É uma lembrança linda para mim. Tenho dois filhos que também seguem essa tradição com suas famílias. É um costume nosso”, relembra.

Cristina ainda dá dicas receitas e temperos para utilizar, variando os pratos durantes os dias.

“Dá para fazer a milanesa, ensopado ou grelhado. Uso muito leite de coco, coentro, limão e tomilho para temperar e dar um sabor diferente. Fazemos muito uma espécie de moqueca também. Mas o preferido da minha família é o peixe grelhado. Dá para fazer com pescadinha que é barato. É só deixar no tempero marinando por umas duas horas. Mas antes de botar na frigideira tem que secar para não grudar e desmanchar o peixe”, comenta a dona de casa.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos