Search
Degradê com CSS

Imóveis: sobe em 21,5% venda de unidades novas em 2024

Imóveis: sobe em 21,5% venda de unidades novas em 2024
Imóveis: sobe em 21,5% venda de unidades novas em 2024

O mercado imobiliário registrou alta de 21,5% em vendas de imóveis novos, no acumulado de janeiro a outubro de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. O percentual representa a marca de 155.769 unidades vendidas, e foi medido pelo indicador ABRAINC-FIPE.

Os números são da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) com dados de 20 empresas associadas à ABRAINC.

Lázaro Júnior, sócio-diretor da Urbanize Imobiliária, avalia os resultados do setor em 2024. “O mercado imobiliário demonstrou resiliência e capacidade de adaptação, apesar de desafios como a alta da Selic, que restringe o acesso ao crédito e eleva os custos financeiros de empresas e consumidores”. 

Segundo o especialista, o setor imobiliário brasileiro iniciou o ano de 2024 com sinais claros de crescimento e recuperação, puxado por alguns programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, e a contribuição do segmento de médio e alto padrão.

O levantamento da ABRAINC também apontou que o setor atingiu crescimento de 13,6% em volume e 21,2% no valor da venda de lançamentos. Nos lançamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) a alta foi de 33% em volume e 34,4% em valor comercializado.

A pesquisa revelou ainda que o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) alcançou um aumento de 3,8% no volume de vendas e de 23,7% no valor total de vendas. O programa MCMV apresentou crescimento de 26,1% no número de unidades vendidas e 22,5% em valor de vendas.

“O mercado se mostrou resiliente em meio ao cenário econômico desafiador. Nesse contexto, para muitos, a compra de um imóvel vai representar investimento e estabilidade, dois fatores ainda mais valorizados em momentos de incerteza econômica”, pontua o empresário.

Imóveis entre os principais desejos de compra do brasileiro

A última pesquisa RADAR FEBRABAN, realizada em 2023, sobre a expectativa de brasileiros quanto à evolução do país e a perspectiva de melhoria da vida pessoal, mostrou que a compra de um imóvel é o desejo de 31% dos entrevistados.

De acordo com Lázaro Júnior, o mercado imobiliário busca atender à crescente demanda com atenção às novas necessidades dos compradores por meio de novos lançamentos e imóveis modernos. Segundo o empresário, os perfis dos compradores que mais impulsionaram o crescimento das vendas, em 2024, foram jovens profissionais entre 25 e 40 anos, investidores, aposentados e pessoas ligadas ao agronegócio.

Para 2025, o empresário também vê um cenário positivo. “Com um bônus demográfico favorável, alta intenção de compra por parte dos compradores e uma indústria pujante, o setor tem todas as condições de seguir crescendo acima do PIB este ano”.

Lázaro Júnior afirma que há motivos para confiar em um crescimento contínuo. “Mesmo com a alta na taxa de juros, acreditamos que o mercado imobiliário em 2025 seguirá de forma crescente, impulsionado por novos lançamentos e um aumento na procura de imóveis de alto padrão”. 

Conforme explica o sócio-diretor da Urbanize Imobiliária, investir em imóveis ainda é uma certeza de bom negócio a médio e longo prazo, tanto para renda como para a moradia própria. “A casa própria sempre foi o maior sonho de consumo do brasileiro e continuará sendo em 2025. Além disso, o investimento em imóveis é cada vez mais consolidado, com a valorização tanto do imóvel como do valor das locações”, reforça.

Para mais informações, basta acessar: urbanizeimobiliaria.com.br/

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!