Menu

Cidades

MPF instaura procedimento para apurar nomeação de delegado da PF de Macaé como superintendente da PF no Rio

laterça 2

Ministério Público Federal (MPF) instaurou na última semana um procedimento para apurar a indicação do delegado Felício Laterça para o cargo de superintendente da Polícia Federal do Estado do Rio.
Laterça é o delegado titular da delegacia da PF em Macaé, no interior do Rio, e, segundo o procedimento, há indícios de que ele tenha relações com políticos do estado.
Ainda de acordo com o documento do MPF enviado à PF, a indicação do delegado precisa ser investigada pois já existe um outro procedimento desde setembro do ano passado questionando o contrato de aluguel do imóvel onde funciona a delegacia da PF em Macaé.

Em nota, Laterça afirma que “a delegacia de Macaé está instalada há mais de 30 anos em prédios mantidos pela municipalidade. Cumpre ressaltar que a cessão gratuita foi celebrada entre a Superintendência Regional da Polícia Federal no RJ e o Município de Macaé”.
Segundo o documento, o prédio é da Prefeitura e investigações apontam que o contrato teria sido fechado em uma troca de favores onde o irmão do delegado conseguiu um cargo no gabinete do então deputado estadual Farid Abrão (PTB), por intermédio de indicação do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB). Atualmente, Farid é prefeito de Nilópolis.

Em nota, a Prefeitura de Macaé informou que o imóvel onde funciona a delegacia da PF foi alugado em 2006, antes da gestão de Dr. Aluízio. Ainda de acordo com a nota, a Prefeitura celebrou um Termo de Comodato com a Polícia Federal, transferindo a delegacia da antiga sede, também paga pelo Governo Municipal, para o novo prédio.

A nota da Prefeitura também diz que investimentos em segurança pública vêm sendo uma marca da gestão municipal e que “quanto às demais conjecturas, desconhecemos as pessoas citadas”.
Sobre a denúncia de “troca de favores” em benefício de seu irmão, Rodolfo Laterça, o delegado Felício Laterça informou:

“O prédio foi escolhido por questão estratégica, de segurança orgânica e de estrutura predial. Rodolfo Laterça é meu irmão consanguíneo. Com relação aos senhores deputados, não os conheço, e não tenho nenhuma relação”.

O delegado, que é filiado ao PSC desde 2016, disse que não há qualquer restrição legal à filiação de policial federal a partido.

“Nunca fez parte de meus planos concorrer a um cargo eletivo, fui convidado sim para comandar a Superintendência Regional da PF no Estado do Rio de Janeiro”, esclareceu.

Processo por plágio
Indicado pelo diretor-geral Fernando Segovia para a Superintendência da PF no Rio, o delegado Felício Laterça de Almeida tem uma mancha desagradável na sua carreira funcional. Em 2009, o delegado respondeu a um processo administrativo por plágio. Laterça estava matriculado num curso de pós-graduação que a própria Polícia Federal ministrava e entregou um Trabalho de Conclusão de Curso supostamente copiado. A PF abriu uma sindicância, mas acabou arquivando a investigação porque muitos outros alunos tiveram conduta semelhante. Diante de tantos casos, a PF decidiu encerrar o curso.

Na Polícia Federal, há muitas pessoas incomodadas com a indicação de Laterça para comandar o Rio. Esses setores argumentam que o delegado é ligado a Jorge Picciani, preso atualmente em Benfica.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país

Debate público sobre sustentabilidade terá presença de Marina Silva em Macaé

Búzios inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos