Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Prefeitura de Búzios faz retirada de plantas exóticas na Praia de Geribá

Prefeitura de Búzios faz retirada de plantas exóticas na Praia de Geribá

Yucas plantadas na faixa de areia da Praia de Geribá. Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Búzios
Yucas plantadas na faixa de areia da Praia de Geribá. Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Búzios

Plantas da espécie Yucas tinham sido colocadas na faixa de areia da praia, por funcionário de um condomínio, sem autorização

Moradores de Búzios notaram o aparecimento plantas exóticas da espécie Yucas, na praia de Geribá nesta segunda (21) e terça-feira (22). De acordo com as informações, funcionários de um condomínio fizeram a colocação das plantas no local próximo à quadra de vôlei de praia. A população apontou ser uma tentativa de impedir as pessoas de praticarem o esporte próximo ao condomínio.  

Na manhã desta terça-feira (22), a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, retirou as plantas exóticas da faixa de areia no canto esquerdo da Praia Geribá. De acordo com o secretário de Meio Ambiente Fernando Savino, ao introduzir as Yucas naquele local, o condomínio desobedeceu a recomendação do Ministério Público Federal (nº 12/2020) emitida no dia 3 de agosto deste ano. 

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente fazendo a retirada das plantas. Imagem: Prefeitura de Búzios

“A recomendação do MPF é para que não se coloque plantas exóticas na faixa de areia. Em agosto deste ano a secretaria, cumprindo determinação do Ministério Público, retirou diversos canteiros de plantas exóticas instalados pelos proprietários de imóveis na praia. O condomínio Amarras não tem nenhuma licença ou autorização para fazer este plantio ao longo do muro. Mesmo que fossem espécies de plantas típicas de restinga, ainda assim é necessário entrar com processo na secretaria de Meio Ambiente solicitando a licença porque praia é Área de Preservação Permanente”, explicou Savino. 

Condomínio foi multado pela colocação das plantas na faixa de areia. Imagem: Prefeitura de Búzios

Os fiscais do Meio Ambiente autuaram e multaram o condomínio em 13.076 UPFM (Unidade de Padrão Fiscal do Município). O motivo da multa foi a introdução e manutenção de espécie exótica em Área de Preservação Permanente. As Yucas são plantas de arbustos, nativas da América Central e do Sul dos Estados Unidos. São conhecidas por terem folhas em formato de espinhos. 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos

Divulgação

Dia mundial do Pilates com aulão à beira mar em Búzios