Menu

Cidades

Dia Internacional Contra a LGBTQIA+Fobia: 17 de maio

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Para organizações LGBTQIA+, este é um dia para conscientização

Nesta segunda-feira (17), faz 31 anos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a orientação sexual da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Para algumas organizações, a data conhecida como Dia Internacional Contra a LGBTQIA+Fobia não é um dia para comemorações, mas sim para conscientização e reforço de pautas da comunidade.

O Brasil ainda é o país que mais mata homossexuais no mundo. Ainda em 71 países, ser LBTQIA+ é dado como crime, até mesmo com pena de morte. Segundo Jhonathan Oliveira, presidente da ONG Grupo Ostras G Diversidade, o motivo é a ignorância, ódio e fobia. Ele ainda cita o exemplo de Rio das Ostras, que “vive em uma retroativa com índices altos de crimes de LGBTQIA+Fobia”.

Em 13 de junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) enquadrou as condutas transfóbicas e homofóbicas na tipificação da Lei do Racismo, n° 7.716/1989. Os crimes de LGBTQI+fobia são inafiançáveis e com penas equiparadas ao de racismo.

A ONG de Rio das Ostras, neste dia 17, movimentou o dia pelas redes sociais pressionando a Câmara Municipal para colocar em pauta o projeto que indica uma criação da Superintendência de Políticas Públicas LBGT de Rio das Ostras. A movimentação pode ser acompanhada pelo Facebook.

Jhonathan, ainda ressalta a importância da denúncia e informa a população LGBTQIA+ de Rio das Ostras, “nossa diversidade LGBT de Rio das Ostras não está sozinha, nós estamos aqui sempre com nossa ONG para ajudar”. A ONG disponibiliza o número (22) 99655-3331 para contato.

Tiffani Soares, moradora de Búzios, relata à Prensa que, apesar da luta da comunidade, o futuro será de comemorações. “Não podemos perder a oportunidade de sempre lembrar as pessoas de lutarem por espaço, liberdade e respeito. Se um dia lutaram para que a gente pudesse existir, vamos lutar para o futuro ter o que comemorar”, afirma.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos