Pular para o conteúdo
Pesquisar
Degradê com CSS

Professora relata agressão e Câmara cobra ações contra violência nas escolas de Macaé

Vereadores também discutiram situação de famílias atingidas pela ressaca no bairro Fronteira
Câmara de Macaé debate violência nas escolas e situação de famílias atingidas pela ressaca/ Crédito da Imagem: Tiago Ferreira
Câmara de Macaé debate violência nas escolas e situação de famílias atingidas pela ressaca/ Crédito da Imagem: Tiago Ferreira

A violência contra profissionais da Educação entrou no centro do debate da Câmara de Macaé nesta terça-feira (26), após a vereadora Leandra Lopes (PT) relatar o caso de uma professora que teria sido agredida por um responsável de aluno. A parlamentar cobrou da Prefeitura a regulamentação de uma lei municipal voltada à prevenção da violência no ambiente escolar.

O tema foi levado ao plenário por meio do Requerimento 287/2026, aprovado pelos vereadores durante a sessão. Segundo Leandra, o objetivo é cobrar do Executivo medidas concretas de proteção aos profissionais da rede municipal de ensino.

Durante a discussão, a vereadora afirmou que os professores enfrentam desgaste crescente nas escolas, com impactos na saúde mental e sobrecarga de trabalho. Ela também citou dificuldades relacionadas ao tamanho das turmas, às múltiplas jornadas em diferentes unidades e aos desafios impostos pelo ambiente escolar atual.

A parlamentar defendeu a regulamentação da Lei Municipal 5.416/2025, de sua autoria, que prevê políticas públicas preventivas voltadas à segurança e proteção dos profissionais da Educação.

O vereador Tico Jardim (Cidadania) apoiou a discussão e ampliou o debate para as condições de trabalho de professores que atuam na Região Serrana de Macaé. Segundo ele, parte dos profissionais precisa se deslocar para áreas de difícil acesso sem receber gratificação específica.

Já no início da sessão, vereadores também discutiram os impactos da ressaca registrada no bairro Fronteira, onde dezenas de moradores precisaram deixar suas casas no fim de semana.

O vereador Rond Macaé (PSDB) afirmou que 68 pessoas foram removidas da área atingida pelas ondas e receberam apoio da Prefeitura. O presidente da Câmara, Alan Mansur (Cidadania), declarou que o avanço do mar é um problema antigo e afirmou que parte das moradias da região está localizada em área considerada de risco permanente.

Segundo o vereador Luciano Diniz (Cidadania), estudos realizados por técnicos da UFRJ apontam que a região sofre invasões periódicas do mar e que já existem processos relacionados ao programa municipal de reassentamento habitacional.

Sandro Peixoto

Sandro Peixoto, jornalista, cronista de Búzios, foi repórter em O Perú Molhado

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito diz que aceitou instalação de primeiro semáforo de Búzios apenas no modelo acionado por pedestres

Ações policiais resultam em apreensões de drogas em Búzios e Cabo Frio nesta segunda (8)

Búzios regulamenta Conselho do Clima e abre caminho para participação da sociedade nas políticas ambientais

Fun Fest leva tributos a ícones do rock e transmissão de Brasil x Marrocos para Cabo Frio

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]