Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Tensão em Búzios: Aceb se reúne com secretário de Turismo e pede atenção para demandas do setor

Tensão em Búzios: Aceb se reúne com secretário de Turismo e pede atenção para demandas do setor

Reunião realizada nesta segunda-feira (31) representa a última chance de diálogo com o executivo

“Queremos uma resposta clara”. Com estas palavras o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios, Jacques Sitbon, definiu o objetivo da reunião realizada na tarde desta segunda-feira (31) com o secretário de Turismo Armando Ehrenfreund, na sede da entidade.

Visivelmente tensos e desconfortáveis com a falta de definição da prefeitura sobre a pauta de reivindicações dos comerciantes e empresários do setor turístico, membros da Aceb afirmaram “não aguentar mais” o que chamam de descaso do poder público em relação às necessidades urgentes da categoria.

Nesse clima, a conversa com o secretário revela a última chance de diálogo do segmento turístico com o executivo. Lembrando a todo momento que desde o dia 21 de março, início da pandemia e dos decretos de isolamento social em Búzios, a Aceb debate e tenta construir junto com a prefeitura, as alternativas de enfrentamento aos problemas gerados no segmento turístico, mesmo que até agora as sugestões e avaliações não tenham sido atendidas, os empresários pediram atenção especial para algumas novas questões.

O grupo pede a suspensão do lockdown noturno, que tem atrapalhado bastante a movimentação de trabalhadores do comércio e meios de hospedagens, que não conseguem transpor as barreiras sanitárias após a meia-noite. Também para acabar com este problema no retorno dos funcionários para casa, comerciantes pedem a extensão do horário das vans.

Em relação às barreiras, empresários solicitam a mudança de local, sugerindo a instalação da barreira da Marina no limite do município. Para os membros da Aceb, já seria a hora da prefeitura suspender a exigência do QR Code para entrada na cidade, tornando a barreira puramente sanitária, e não econômica.

“QR Code foi uma medida pontual que funcionou por um tempo, mas agora não tem mais sentido, uma vez que a cidade está reabrindo. E sanitariamente falando, o QR Code não ajuda em nada, ele cria uma barreira econômica e só. Pedimos que as barreiras façam a aferição de temperatura de todas as pessoas e informem a exigência do uso de máscara na cidade”, explica o vice-presidente da Aceb, Rodrigo Sobral.

Rodrigo também ressalta que com a permissão de retorno das casas de aluguel, a partir de terça-feira (1°), o feriado de 7 de setembro deverá ser bastante movimentado na cidade e as barreiras sanitárias provavelmente vão formar engarrafamentos enormes, atrapalhando bastante a chegada dos turistas. Para o vice-presidente, conferir QR Code nesse cenário, será o caos.

Reunião na ACEB

O grupo também solicita a liberação das praias, não somente para caminhadas, prática de esportes ou banho de mar, mas para que a pessoa possa permanecer no local, sem promover aglomerações.

Como exemplo, a Aceb cita a cidade de Paraty (RJ), que possui as mesmas características turísticas de Búzios, além de ser tombada como patrimônio histórico, o que exigiria um cuidado extra de seus gestores.

“Paraty liberou praias, comércio, hotéis e passeios turísticos, exigindo a ocupação máxima de 50%. Cidades como Petrópolis e Teresópolis estão recebendo turistas, estão abertas com serviços turísticos em funcionamento. Se várias cidades estão fazendo, é porque é possível”, avalia Jacques.

Finalizando a reunião, membros da Aceb entregaram ao secretário de Turismo um ofício a ser encaminhado ao prefeito André Granado, solicitando as questões pontuadas. O grupo pediu empenho e rapidez da secretaria na apresentação das demandas do setor, e respostas do executivo ainda esta semana.

Empresários querem respostas rápidas do executivo
http://prensadebabel.com.br/index.php/2020/08/31/polis-notas-politicas-da-babel-31/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras