Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Taxa de Preservação Ambiental em Búzios: promessa de 2017 ainda não cumprida

Taxa de Preservação Ambiental em Búzios: promessa de 2017 ainda não cumprida

Esses recursos podem ser direcionados tanto para o setor turístico quanto para a valorização dos servidores municipais
Foto Divulgação Prefeitura
Foto Divulgação Prefeitura

Búzios enfrenta mais um verão sem a implementação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), aprovada desde 2017. A lei Nº 1.321, que busca investir na conservação do ambiente local, até o momento, não foi colocada em prática. Em novembro de 2022, a gestão municipal voltou ao assunto com a proposta de envolver a concessão à iniciativa privada. O planejamento contemplava na primeira etapa garantir que a empresa vencedora da licitação seria responsável por implantar a estrutura física e digital (aplicativo, software).

A segunda etapa do projeto estaria alinhada com a legislação vigente, que determina que a cidade destine os recursos provenientes da TPA para o Fundo do Meio Ambiente. Esses recursos podem ser direcionados tanto para o setor turístico quanto para a valorização dos servidores municipais. Antes da efetivação, o processo deve passar pela análise e aprovação da Câmara dos Vereadores.

Enquanto Búzios aguarda a efetivação da TPA, Ubatuba, no litoral de São Paulo, serve como exemplo de aplicação bem-sucedida. Na cidade paulista, a taxa, em vigor desde fevereiro de 2023, está sendo cobrada pela primeira vez neste verão. Visitantes que permanecem mais de quatro horas em Ubatuba são obrigados a pagar a Taxa de Preservação Ambiental.

A TPA é uma ferramenta fundamental para o crescimento sustentável local, concentrando esforços na preservação da natureza e proporcionando benefícios diretos à população e aos visitantes. A cobrança se torna ainda mais relevante durante a alta temporada, quando o fluxo de pessoas na cidade ultrapassa os números habituais, impactando o meio ambiente de forma expressiva.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)