Menu

Cidades

Secretária de Educação é sabatinada na Câmara de Búzios

deise
deise
Deisimar responde perguntas dos vereadores

Conservação das unidades escolares, merenda, e climatização foram alguns dos temas abordados

 

A secretária municipal de Educação de Búzios Deisemar Gonçalves foi sabatinada pelos vereadores na sessão plenária de terça-feira (04). Antes da sabatina, a secretária fez uma explanação sobre os trabalhos da secretaria, como a manutenção e pintura de 11 escolas no começo deste ano; apresentou dados de evolução de vagas nas cheches de 153 (no ano de 2012) para 616 (em 2017), o aumento da nota do município no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 4.6 para 5.3, ocupando o segundo maior IDEB da região, além de outros números como aprovações e reprovações escolares por segmento.

Um dos pontos mais abordados na sabatina foram sobre a conservação das escolas, a falta de salada no cardápio da merenda escolar e o problema de climatização das salas de aula, observados durante suas visitas pelas escolas no início deste ano. A secretária respondeu que o cardápio da merenda escolar é elaborado por nutricionista, e que a “restrição no cardápio” se deu porque as hortaliças ainda não foram licitadas. Informou ainda que foram adquiridos 200 ventiladores para serem instalados nas salas de aula até o final do mês.

Quanto à EJA, ela esclareceu que o programa não acabou, continua na escola Nicomedes Theotônio Vieira (Manguinhos) e Cilea Maria Barreto (Rasa). “A EJA existe para aquelas pessoas que não puderam cursar a sua escolaridade na idade certa. Hoje a gente está acabando gradativamente com isso porque as pessoas estão se escolarizando na idade certa. Então a procura é quase zerada. A gente vem zerando isso com a correção de fluxo, um projeto implantado em 2013 de aceleração, onde o aluno se prepara para recuperar todos os conteúdos que ele perdeu. Então nós conseguimos diminuir com a EJA, não acabado.”, esclareceu. A evolução de matrícula da EJA diminui de 625 (2012) para 333 (2017).

Deseimar também respondeu sobre o quantitativo de ônibus para atender aos estudantes da cidade. “São 4 ônibus (amarelos), sendo três grandes e um micro-ônibus. Dois estão parados porque o pneu está careca.” Além desses veículos, o município conta com 11 ônibus alugados para essa mesma finalidade.

A grande procura por vagas no Ensino Médio também foi mencionada pela secretária. Conforme dado do Censo Escolar, a busca por essas vagas passou de 764 alunos (em 2012) para 1040 (em 2017).

https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/04/05/ex-secretaria-de-educacao-de-buzios-e-condenada-por-favorecimento-de-empresa-em-licitacao/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos