A ação – que acontece desde dezembro de 2015 toda primeira quarta-feira de cada mês – pretende encher a Praça Santos Dumont de alegria no dia 07 de dezembro.
Durante estes onze meses foram variadas as celebrações que compuseram a Praça Santos Dumont, sempre na primeira quarta-feira de cada mês. Coletivo Urbano Buziano, contação de história com a Célia Gouveia, Talibond Convida, Nego Doce, André Garcia, Prefixo 22, circo, crianças, poetas de palco e de rua, movimento de mulheres, fórum de cultura… a cada mês uma boa surpresa recheava as noites de Sarau da Praça. Nesta edição de aniversário, o Cidade Biblioteca convida todos os parceiros que também fizeram parte dessa história para compartilhar música, ritmo e poesia mais uma vez com a cidade.
Para a professora Luisa Barbosa, idealizadora do Projeto Cidade Biblioteca que realiza o Sarau e outras ações em Armação dos Búzios, é fundamental reafirmar a importância da valorização da cultura e da educação neste momento em que a existência da Secretaria Estadual de Cultura é questionada, o Congresso Nacional aprova uma PEC que congela os investimentos em assistência social, saúde, moradia e educação e turnos de escolas públicas vem sendo fechados. “Ocupar as praças com poesia quando direitos sociais básicos estão sendo atacados em nosso país é um sopro de ar puro em meio a tanta fumaça. O Sarau da Praça, desde a primeira edição, está conectado às questões do nosso tempo.”
Nesta edição de aniversário o Sarau contará com a presença dos parceiros do Coletivo Urbano Buziano; as bordadeiras do Poesia é Risco: bordados e poemas; show circense Caravana de Retalhos; apresentação musical com Nicholas Luthiero; as crianças poetas e leitoras da Praça; Contação de História do Bumba Meu Boi com Coletivo Ubunto, bicicloteca e palco aberto para artistas e poetas da região. É só chegar!
Sarau da Praça
Apreciar a arte da palavra, promover a poesia e a prosa, reunir os amantes da literatura e interagir com alguns dos personagens do dia a dia na cidade de Búzios. Essa é a proposta do Sarau da Praça, que acontece na primeira quarta-feira de cada mês, na Praça Santos Dumont. Sempre com a presença de convidados, o sarau é aberto a toda a população e tem como objetivo promover o hábito da leitura e a divulgação da poesia.
Os participantes terão a possibilidade de conhecer os elementos que compõem a cultura do rap, cujo nome é uma abreviação em inglês para “ritmo e poesia”. O gênero, surgido no final da década de 1970 nos Estados Unidos, se espalhou por todos os continentes como uma forma de contestação por meio da arte, utilizando as rimas e a literatura como um instrumento de questionamento e transformação social. Durante o Sarau o público terá contato com a cena hip hop do Brasil, de Búzios e da Região dos Lagos, a partir dos versos de diferentes artistas.
CIDADE BIBLIOTECA
O projeto Cidade Biblioteca é uma iniciativa sem fins lucrativos de promoção da cultura, da leitura e do acesso ao conhecimento em Búzios.
O sonho dos organizadores do projeto é que os livros estejam sempre ao alcance das mãos, seja na procura do ócio, na espera do café, do transporte público ou do pôr-do-sol. Os livros transformam o intelecto e a sensibilidade, fazem do mundo um lugar melhor.
O Cidade Biblioteca promove ações como saraus, clubes de leitura, contação de história, distribuição de livros pelos espaços públicos, empréstimo gratuito de livros no ponto de leitura na Feira Livre da Ferradura, Cine Biblioteca em parceria com o Búzios Cine Clube, Programa Minuto da Poesia no Estação 104 com Iva Maria, bicicloteca, biblioteca andante e outras atividades. Também apoia ações de divulgação do livro, da poesia e da leitura na cidade.
Além de participar das atividades que são abertas e gratuitas, a população pode ficar por dentro do que acontece e ser um colaborador do projeto através da página do Cidade Biblioteca no Facebook (www.facebook.com/cidadebiblioteca).
PRAÇA SANTOS DUMONT
No coração do centro buziano está a Praça Santos Dumont, uma mistura de charme e descontração. A Feirinha de Artesanato reúne artesãos vindos de todas as partes do mundo. Há pousadas, restaurantes, bares, supermercados e cafés que se reúnem em torno dela, além da tradicional boemia da cidade.
Na Praça Santos Dumont sempre são organizadas atividades ao ar livre como o Festival de Cinema, a Feira Literária e as apresentações públicas circenses do CircoLo Cultural.
SERVIÇO
O quê? Sarau da Praça – Edição de Aniversário
Quando? Sempre na primeira quarta-feira do mês – 7/dezembro
Hora? 19h às 21h
Onde? Na Praça Santos Dumont
Valor? Entrada Franca
Mais informações? www.facebook.com/cidadebiblioteca
ENTREVISTAS E OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
(22) 98108-1065
*Fotos de Fábio Emêce