Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • São Pedro: MPF promove Ação Civil contra Maternidade por irregularidades

São Pedro: MPF promove Ação Civil contra Maternidade por irregularidades

Fachada do Hospital Maternidade Missão. Imagem: Reprodução
Fachada do Hospital Maternidade Missão. Imagem: Reprodução

Ação do MPF aponta o não cumprimento do TAC que previa melhorias no atendimento do Hospital Maternidade Missão em São Pedro da Aldeia

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma Ação Civil Pública contra o Hospital Maternidade Missão, em São Pedro da Aldeia. A medida exige que a unidade promova a correção de algumas irregularidades no atendimento, que foram verificadas após uma visita técnica no local.

O documento relata que o hospital tem apresentado negligências com relação aos direitos dos acompanhantes das gestantes e acolhimento das pacientes, com classificação de risco. A determinação foi expedida por meio da Procuradoria da República no município e foi assinada pelo Procurador da República, Leandro Mitidieri Figueiredo.

A Ação Civil completa pode ser conferida por meio do link.

Entenda o Caso

O Hospital Maternidade Missão é a principal unidade hospitalar para a realização de partos na cidade. Em novembro de 2019, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) firmou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), juntamente com a Superintendência de Vigilância Sanitária-RJ e o Hospital, para que fossem implementadas medidas que cumprissem a legislação sanitária.

Segundo o MPF, em outubro de 2020, a Maternidade teria informado estar cumprindo o TAC, e relatou que foram realizadas mudanças como divisórias entre os leitos nas salas de pré-parto, colocação de placas informativas no Hospital e adequações quanto às acomodações para acompanhantes.

Porém, após a visita técnica, o órgão constatou que “até o momento, não se verificou a comprovação integral do atendimento às recomendações ministeriais”.

De acordo com a ação pública, não foram encontrados documentos que comprovem que o Hospital regularizou o oferecimento das principais refeições aos acompanhantes das pacientes, assim como a adoção da classificação de risco das gestantes durante o acolhimento na porta de entrada do serviço.

O MPF ainda afirmou que também não foi comprovado que a maternidade buscou corrigir a conduta de vedar à mulher a escolha de sua posição de parto.

O órgão estabeleceu caráter de urgência para que a unidade regulamente a situação dos serviços citados. Foi estabelecido um prazo de 30 dias para as adaptações, e em caso de descumprimento, o Ministério dará uma multa ao diretor presidente da unidade, Alberto Luiz C.Martins. O cálculo total envolvido na ação foi estabelecido em R$ 50 mil.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)