Municípios receberam novos lotes de vacina nesta quarta-feira (03) e prosseguem na imunização de idosos.
Em dois dias de vacinação, Macaé imunizou 1.525 idosos a partir de 80 anos, sendo 1.137 na quarta (03) e 388 na quinta-feira (04).
Segundo a prefeitura, a ação destes dois dias teve como foco a aplicação da primeira dose em idosos com idade entre 80 e 84 anos, já que os da faixa etária acima de 85 anos receberam a vacina nos dias 18,19 e 20 de fevereiro.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Edilene Sales, o grupo que recebeu a dose inicial em fevereiro receberá a vacina complementar nos dias 11, 12 e 13 de março.
Ela acrescentou que os idosos com idade acima de 80 anos que não receberam nenhuma dose da vacina contra Covid-19, podem procurar a Casa da Vacina, na próxima segunda (08) e terça-feira (09), no horário de 13h às 16h. É importante levar impresso o comprovante do pré-cadastro, documento de identificação com foto e comprovante de residência. O pré-cadastro deve ser feito no site oficial da prefeitura.
Já os idosos acamados ou restritos receberão a equipe volante a partir desta sexta-feira (05). Os cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF), receberão a dose em domicílio de forma automática. Já os que não possuem cadastro ou moram em áreas onde não há unidade da ESF, é necessário que seja feito o procedimento no site da Prefeitura de Macaé, pois, somente dessa forma, a Secretaria de Saúde terá os dados do idoso para proceder com a imunização.
BOLETIM COVID
De acordo com o informe de coronavírus desta sexta-feira (05), o Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé (CTC) realizou, durante as 24 horas do dia 04 de março, 176 atendimentos.
O município tem 20.558 casos de coronavírus confirmados. Destes, 20.389 são pacientes recuperados/removidos (total de recuperados mais quantidade de óbitos).
Macaé contabiliza 303 óbitos por Covid-19. Mais três óbitos foram registrados: três mulheres, uma de 70 anos, portadora de doença renal e diabetes; uma de 62 anos, portadora de doença cardiovascular e uma de 70 anos, sem histórico de comorbidade.
As taxas do município, nesta sexta-feira (05/03) são: de ocupação de leitos terapia intensiva SUS Covid-19, 61%; de reprodução do vírus, 1,10; e de letalidade, 1,47%.
O Centro de Triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O endereço é Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.
VACINAÇÃO EM MARICÁ
Nesta quarta-feira (03), Maricá recebeu novo lote da vacina Coronavac, com mais 1.080 doses do imunizante utilizado no combate à Covid-19. O município está na 7ª semana de campanha de vacinação.
Estão sendo imunizados em domicílio, os idosos entre 85 e 89 anos já cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de profissionais da saúde em primeira e segunda dose. De acordo com a prefeitura, os próximos a receberem os imunizantes são os idosos de 80 a 84 anos, com prioridade para aqueles que apresentem fatores de risco.
Segundo o cronograma, a 7ª semana que se iniciou nesta quinta-feira (04) e tem previsão de término na terça-feira (09), contempla os trabalhadores da Assistência à Saúde da Rede Privada de Maricá, tendo como grupo prioritário os profissionais de Saúde que atuam nos consultórios dentários da rede privada.
Os trabalhadores devem levar documentos que comprovem suas atividades como dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico em saúde bucal, fornecidos pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), CPF, número do conselho de classe e registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Pela logística, os 80 profissionais registrados serão convidados a comparecerem no Posto de Saúde Central para receberem a primeira dose da vacina.
No caso dos idosos, é necessário que no momento da aplicação do imunizante, estejam munidos de identidade, CPF e comprovante de residência quando não cadastrado. A vacinação será em domicílio ou por outras estratégias de Unidades Volantes (Drive Thru) até que todas as 2.409 pessoas desta faixa etária recebam a primeira dose da vacina. Os demais grupos prioritários seguem aguardando o planejamento a ser determinado pela Secretaria de Saúde de acordo com a disponibilidade das doses recebidas.
Até o momento, 4.534 vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no município. Deste total, 527 pessoas já receberam a segunda dose do imunizante, entre elas idosos acima dos 100 anos, os que habitam as residências em longa permanência, indígenas, vacinadores, profissionais de saúde que atuam nos polos descentralizados, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e profissionais que atuam nas unidades de saúde do município.
BOLETIM COVID
De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (03), Maricá registra 11.292 casos confirmados e 249 óbitos por Covid-19. Estão curadas da doença 10.862 pessoas e há no momento 181 casos ativos, além de 25 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.
Desde desta segunda-feira (01) com a estabilização dos indicadores de Covid-19 em Maricá, o boletim informativo da Prefeitura sobre a pandemia, passou a ser publicado semanalmente, sempre às quartas-feiras – desde 17 de março de 2020, o documento era publicado diariamente.
A evolução dos números da pandemia na cidade, no entanto, pode ser acompanhada também pelo Portal da Transparência (abrigado no site oficial da Prefeitura de Maricá), onde as informações seguirão sendo atualizadas diariamente.