Pular para o conteúdo
Search

Rio+Saneamento implementa tecnologia inédita na América Latina para otimizar o abastecimento de água em Carapebus

Componente tecnológico é utilizado para fazer o mapeamento de todo trecho da adutora de água bruta da cidade
Rio+Saneamento implementa tecnologia inédita na América Latina para otimizar o abastecimento de água em Carapebus

A Rio+Saneamento continua a investir em melhorias no saneamento de cidades do Norte Fluminense. Em Carapebus, a concessionária passou a adotar uma tecnologia — patenteada e inédita na América Latina — para otimizar o sistema de abastecimento de água. A inovação se dá pelo uso de um equipamento moderno, em formato de esfera, inserido na tubulação da adutora de água bruta, com a finalidade de realizar um mapeamento e um diagnóstico completo da rede.

Com o uso do equipamento, denominado Piper, técnicos da Rio+ conseguem identificar todo o traçado da adutora e coletar informações mais precisas e abrangentes sobre o sistema de captação e distribuição de água no município.

O equipamento Piper é equipado com sensores internos e realiza estudos magnéticos dentro das tubulações, identificando válvulas, vazamentos e outras ocorrências no trajeto da adutora. Com informações técnicas mais específicas, é possível planejar de maneira mais assertiva o aumento da produção e oferta de água para o município.

“A tecnologia é essencial para identificar ocorrências que antes eram difíceis de detectar, permitindo uma ação proativa para evitar interrupções no abastecimento. Além disso, o diagnóstico permite avaliar a integridade e as condições operacionais da tubulação”, explica o superintendente regional de Operações da Rio+Saneamento, Christian Portugal.

Ainda segundo Portugal, a nova tecnologia fornecerá um diagnóstico preciso da posição da adutora ao longo de todo seu percurso, aumentando a eficiência da manutenção e substituição de componentes da rede.

“É um investimento que, além de atualizar o cadastro técnico de forma imediata e com grande precisão, irá permitir uma análise detalhada da performance da adutora na modelagem hidráulica. Uma das nossas premissas é buscar soluções para que possamos atuar sempre de forma preventiva, trazendo mais efetividade e qualidade nos serviços prestados”, completa o superintendente. 

De acordo com o coordenador de Operações da Rio+ no Norte Fluminense, Gilcimar de Sousa, os investimentos realizados pela concessionária, desde o início das operações em 2022, já refletem em melhorias no cotidiano da população. “Essa tecnologia fornecerá relatórios detalhados, possibilitando investimentos mais precisos para a melhora contínua do sistema de abastecimento”, finaliza.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Torneio de Golfe do Clube Aretê destaca talento e espírito esportivo

Amanrasa lança cartilha para orientar moradores a registrar reclamações sobre falta de energia elétrica em Búzios

Região dos Lagos celebra Bandeira Azul em seis praias para a temporada 2024/2025

São Pedro da Aldeia ilumina espaços públicos com decoração natalina

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!