Rio das Ostras: moradores organizam movimento ecológico para conscientização da restinga na Praia do Abricó

Encontro vai acontecer neste sábado (26) a partir das 10h, na área queimada do local.

Moradores de Rio das Ostras estão organizando um movimento ecológico para conscientização da restinga na Praia do Abricó, que segundo eles vem sofrendo constantes queimadas. O encontro vai acontecer neste sábado (26) a partir das 10h, na área devastada.

Segundo Gilberto Dolejal, mais conhecido como Professor Gilberto, os moradores da região têm observado queimadas na restinga e toda vez que isso acontece a Prefeitura apenas capina o local. Agora o que alarmou ainda mais eles foi a introdução de bancos e mesas de madeira na área já devastada.

Essa ação levantou a hipótese de que o local pode ser ajardinado, o que é crime ambiental, além de prejudicar a restinga, que são as únicas espécies nativas que resistem à salinidade do mar e ajudam a impedir o avanço da maré para os centros urbanos.

Introdução de bancos e mesas de madeira na área de restinga da Praia do Abricó preocupam moradores | Foto: Gilberto Dolejal

A criação do movimento ecológico foi a forma que eles encontraram para chamar a atenção da população e do município para preservar o meio ambiente.

“Toda a população está convidada para participar da reunião para nós refletirmos o que estamos fazendo no local, com essas ações e o que daqui pra frente nós podemos fazer. Queremos abrir um diálogo com a Prefeitura, com o Ministério Público, para que chegue em um consenso. Nós precisamos preservar o meio ambiente até para nos preservar”, disse Professor Gilberto.

A Prensa entrou em contato com a Prefeitura de Rio das Ostras, que respondeu que não foram registradas constantes queimadas na restinga na Praia do Abricó. Ainda segundo a Prefeitura, a única ocorrência identificada pelo Centro de Defesa Ambiental (CDA) foi a de uma queimada na região durante o mês de fevereiro.

Já sobre a hipótese de ajardinar a área, até a publicação desta reportagem ainda não tivemos respostas.

Restinga na Praia do Abricó, em Rio das Ostras, está diminuindo| Foto: Gilberto Dolejal
PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen lisans satın al office 2019 satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno