Menu

Cidades

Proteção Animal entra na pauta política de Macaé

O debate online aconteceu entre o pré-candidato a prefeito de Macaé, Igor Sardinha e ex-secretário de Proteção Animal do município do Rio de Janeiro, Vinicius Cordeiro e o militante da proteção animal e pré-candidato a vereador, Rafael Amorim

Igor, Rafael e Vinicius: Os três concordam que são os governos que devem nortear as ações para a proteção animal, definindo diretrizes à sociedade civil, que é engajada na causa em Macaé/ Reprodução

A importância de políticas públicas de proteção animal foi o tema do debate virtual entre o pré-candidato à prefeitura de Macaé, Igor Sardinha (PT), o ex-secretário de Proteção Animal do município do Rio de Janeiro, Vinicius Cordeiro e o militante da proteção animal e pré-candidato a vereador, Rafael Amorim. O encontro on line que aconteceu na noite desta quinta-feira (25), abordou a transversalidade do assunto, que deve integrar as áreas da saúde, meio ambiente, mobilidade urbana e educação.

Os três concordam que são os governos que devem nortear as ações para a proteção animal, definindo diretrizes à sociedade civil, que é engajada na causa em Macaé. Entretanto, a ausência de políticas públicas estadual e municipal votadas à proteção animal foi apresentada como obstáculo a ser superados pelos próximos gestores.

Para Igor Sardinha, é necessário assumir o compromisso de transformar em políticas públicas esta bandeira da sociedade.

“O tema é tão relevante que houve pressão social para que os pets shops fossem considerados serviço essencial durante a pandemia de covid-19. Esse já é um setor importante para a economia das cidades”, observa.

Esta matéria envolve controle de vetores de zoonoses e até a prevenção de acidentes em vias públicas. O ex-secretário de Proteção Animal do Rio, Vinícius Cordeiro, lembra que o problema com equinos na mobilidade urbana de Macaé é constante e cita também a relevância de cuidados com as faunas marinha e silvestre. Ele reforça a necessidade da parceria entre governo e sociedade civil para se obter avanços, mas que isso passou a ser desestimulado com o enfraquecimento dos conselhos públicos. Vinicius trata ainda do aumento do número de infecções por raiva animal, entre outras zoonoses.

Animais nas ruas correndo risco e pondo em risco os transeuntes é uma constante/ Reprodução

“É uma política indispensável e que dialoga com a nossa compreensão de que não dá para ser uma sociedade que se diga civilizada se há maus-tratos aos animais”, reforça.

Vinícius e o criador do movimento “Faça mais pelos animais” em Macaé, Rafael Amorim, estão de acordo também que os recursos são cada vez mais escassos para a área e que há um desmonte das políticas do setor nos últimos anos.

Rafael, que milita há 12 anos pela causa, ressalta a falta de fornecimento pelo governo do estado de vacina antirrábica, desde 2019, o que apresenta um risco à saúde pública.

Rafael cita o levantamento feito pelo seu grupo que verificou que 97% dos animais domésticos da Região Serrana de Macaé não eram castrados e também a realização de uma campanha para castração animal nos distritos de Macaé com o apoio do governo do estado.

“O que houve foram ações pontuais que surtiram algum resultado (…) hoje, a política pública que se pode exercer custa menos do que uma prótese ortopédica depois de um acidente envolvendo um veículo e um animal… Se for colocar na balança, não se pode dizer que se está pensando mais nos animais do que nas pessoas. Nós estamos pensando em ambos”, diz.

O militante espera compromissos públicos que garantam programas de castração e atendimento veterinário a preços acessíveis; educação para a proteção animal nas escolas; o engajamento da Guarda Ambiental como poder fiscalizador e o envolvimento de outros órgãos públicos.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu