Norma ISO reforça a preocupação da concessionária em seguir, mesmo durante a pandemia, na busca pela excelência dos processos
Com foco na busca pela melhoria contínua e satisfação dos clientes, a Prolagos, empresa do grupo Aegea Saneamento, manteve a sua certificação do selo ISO 9001:2015 nos setores de Fiscalização e Atendimento ao Cliente.
Os departamentos passaram por auditoria em que foi avaliado o sistema de gestão de qualidade e sua eficácia. O selo garante maior eficiência nos processos adotados pela concessionária e reflete a gestão da qualidade dos serviços prestados.
Em razão das medidas de prevenção à Covid-19, a auditoria externa foi realizada de forma remota pelo auditor líder Fabricio Assis Carvalho, da Fundação Vanzolini. As auditorias de supervisão fazem um novo exame amostral do sistema de gestão, encerram pendências deixadas nas avaliações anteriores e percorrem novamente processos, controles, registros e avaliam como as organizações estabelecem estratégias e ações para alcançar os objetivos traçados, bem como seus resultados. Durante o processo de auditoria um dos pontos positivos destacados pelo auditor foi o conjunto de medidas adotado pela concessionária para continuar os serviços essenciais durante a pandemia.
“O ano de 2020 foi desafiador para todos, em especial para as organizações que tiveram que manter os serviços essenciais em pleno funcionamento em meio a uma pandemia. Dos aspectos positivos que demonstraram a efetiva manutenção deste sistema de gestão, me chamou a atenção as estratégias de enfrentamento dos impactos da pandemia e manutenção da operação essencial e também a abertura de canais digitais de atendimento”, comentou o auditor.
A norma ISO 9001:2015 é reconhecida internacionalmente e assegura a padronização e controle dos processos, proporcionando qualidade, gestão e eficiência na prestação dos serviços.
“A melhoria nos processos é uma busca constante para ofereceremos um serviço de excelência aos nossos usuários. E durante esta pandemia mantemos o cuidado com o principal elemento das nossas operações: as pessoas. É por isso que disponibilizamos diversos canais para auxiliar os nossos clientes no que for preciso. Estamos nas ruas para assegurar que a água tratada chegue aos nossos usuários, que o esgoto seja coletado e tratado e que os clientes recebam o atendimento que precisam. Não abrimos mão das medidas de segurança para que as operações permaneçam de maneira ininterrupta, afinal, levamos saúde e qualidade de vida para todos”, comenta o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.
Na Prolagos, o setor de Atendimento ao Cliente possui a certificação na Norma ISO 9001 desde dezembro de 2013. Em dezembro de 2015, o auditor representante da Fundação Vanzolini, recomendou a certificação para o setor de Fiscalização. Periodicamente são realizadas auditorias externas para uma validação do certificado, sendo realizada ainda, anualmente, auditoria interna e externa para garantir a manutenção do selo.
Por causa da pandemia, as lojas comerciais permanecem fechadas, porém os clientes podem contar com os canais digitais da empresa. A concessionária disponibiliza o aplicativo Águas APP, que dá acesso a débitos automático, informações sobre abastecimento, segunda via de conta e pagamentos, o WhatsApp (22) 997228242, assim como Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), disponível pelo número 0800 70 20 195. A empresa conta ainda com a Agência Virtual no site Prolagos.com.br e totens de autoatendimento em comércios de bairro e no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio.