Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Projeto Orla convida sociedade para participar de oficinas de preservação e futuro das praias de Cabo Frio

Projeto Orla convida sociedade para participar de oficinas de preservação e futuro das praias de Cabo Frio

Sociedade civil poderá participar de oficinas do Projeto Orla que serão realizadas do dia 25 a 29 de julho, no Hotel Malibu.
Foto: Reprodução / A praia do Peró, em toda sua extensão de 7,2 kms, está incluída no Projeto Orla.
Foto: Reprodução / A praia do Peró, em toda sua extensão de 7,2 kms, está incluída no Projeto Orla.

Como gerir as demandas de ordenamento do uso e da ocupação da orla marítima das praias de Cabo Frio? A sociedade civil de Cabo Frio poderá participar de oficinas do Projeto Orla que serão realizadas do dia 25 a 29 de julho, no Hotel Malibu, com inscrições gratuitas por meio do site do projeto. Podem comparecer também representantes de todas as praias da cidade.

Durante as oficinas, serão desenvolvidas metodologias de construção de diagnóstico, classificação e formulação de cenários. A turismóloga Luane Ferreira, coordenadora do Projeto Orla em Cabo Frio, destaca que “A principal característica do Projeto Orla é a inserção da sociedade civil organizada como ator ativo na construção das propostas, ou seja, os utilizadores decidindo o futuro e a forma de desenvolvimento”, afirma.

São convidados moradores, veranistas, ambientalistas e todos que, direta ou indiretamente, tenham interesse na preservação da Praia do Forte (do Forte São Mateus até o limite com Arraial do Cabo); Praia do Peró, incluindo Conchas, Pontal e Meio do Peró); Canal Itajuru; e, Unamar (Tamoios). “O objetivo é que os representantes que vão participar das oficinas depois repassem o conhecimento aos demais interessados na boa gestão das praias” explica Paloma Arias, coordenadora do projeto Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade pela Praia do Peró.

O Projeto

Uma ação do governo federal, o projeto foi lançado há dois anos, buscando responder às demandas de ordenamento do uso e da ocupação da orla marítima nacional. Tem como premissa a compatibilização das políticas ambiental, urbana e patrimonial por meio da gestão costeira integrada no âmbito municipal, o que abrange o fortalecimento da capacidade de atuação da sociedade através de uma gestão participativa.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras