Menu

Cidades

Prensa promove live para discutir novo decreto de ordenamento do Centro de Búzios

centro búzios

Ações contemplam disposição de mesas e cadeiras, toldos e letreiros e abordadores 

As discussões em torno do novo decreto de ordenamento da Área de Especial Interesse Cultural, prevista no Plano Diretor Municipal serão discutidas em live organizada pela Prensa de Babel nesta quarta-feira (21), às 20h, nas redes sociais. As normas valem para a Orla Bardot, Centro e Ossos. 

Os convidados são Rodrigo Sobral, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB); Pedro Campolina, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo Búzios; Bárbara Baez, procuradora do município e Armando Ehrenfreund, secretário de Turismo. Eles participaram das discussões que deram origem ao decreto número 1.491 de 16 de setembro, editado pelo governo municipal.

O jornalista Victor Viana conduz a conversa que vai ao ar nesta quarta (21)

O documento visa garantir que a cidade mantenha as características, preservando o padrão arquitetônico local e o desenvolvimento urbano equilibrado e sustentável. As diretrizes já começaram a valer. 

As discussões foram inicialmente provocadas pela ACEB, reunindo os anseios de donos de estabelecimentos na cidade que lutam pela preservação das características arquitetônicas do município, como uso predominante de madeira em letreiros, evitando excesso de material sintético. Também foi normatizado o fim da prática de abordadores e a utilização de mesas e cadeiras nas vias públicas, com regramento específico, devendo priorizar a passagem de pedestres.

“Esse decreto de 2016 de empachamento tinha artigos praticamente impossíveis de serem alcançados e outros brados demais. O plano era unificar todas essas normativas, e criar algo específico para essa zona de especial citada. O próximo passo é a adequação dos comerciantes e a fiscalização do poder público”, explicou Rodrigo Sobral, vice-presidente da Aceb.

Na sequência das discussões, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Núcleo Búzios foi procurado para que pudesse garantir quais seriam os principais pontos conflitantes e de difícil aplicação aprovados no decreto editado anteriormente sobre o tema, em 2016.

Pedro Campolina, presidente do IAB, conta que o fundamental em todo o processo foi a participação de diversos setores na discussão e elaboração do decreto. “Os arquitetos discutiram a parte técnica em relação a tamanhos e proporções de placas e estudo da legislação de outras cidades do Brasil, adaptando para Búzios. Nesta zona específica foi preciso pensar nesses padrões, já que os frequentadores andam pelos trecho a pé, mais próximos a placas e anúncios”, explica.

A Secretaria de Turismo foi o local que uniu todas as pontas e possibilitou a edição do documento que agora está em vigor. “Acredito que o empachamento vai auxiliar nesse processo de retomada das características que foram se perdendo ao longo dos anos. É uma tentativa de equilibrar as atividades que estão ocorrendo no Centro da cidade, entre elas os próprios estabelecimentos, comércio de rua e abordadores”, comentou o secretário, Armando Ehrenfreund.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Juíza Alessandra de Souza: a trajetória de uma moradora de Búzios dedicada à Justiça e ao estado do Rio de Janeiro

Praça Santos Dumont em Búzios recebe feira de adoção de animais neste sábado (18)

Búzios abre inscrições para curso de Libras gratuito

Mães buzianas ganham dia de beleza nesta quarta (15) na Rasa