NOVEMBRO AZUL

Prensa entrevista candidatos de Macaé: Silvinho Lopes (Democratas)

Prensa traz nova série de entrevistas com candidatos à prefeitura de Macaé. O candidato é o engenheiro civil, Silvinho Lopes

Silvinho Lopes (Democratas) é o quarto candidato à prefeitura de Macaé nesta série de entrevistas. Com a proximidade das eleições municipais, a Prensa de Babel promove este projeto, que tem por objetivo permitir que a população conheça as pessoas que se apresentam como opção de voto para representar a cidade nos próximos anos.

Silvio irá concorrer ao cargo de prefeito pelo partido Democratas. O candidato é engenheiro civil de formação e Pós Graduado e Administração Pública. Já atuou na área da gestão pública, como secretário de planejamento e como gerente municipal, entre os anos de 1997 a 2004. Silvinho Lopes é casado, pai e morador de Macaé. Sua chapa traz o nome de Merrel como vice.

Acompanhe abaixo a entrevista da Prensa, na íntegra:

Prensa de Babel: De uma maneira geral, as propostas mais comuns de 2020 confrontam vários candidatos que defendem legados e participaram diretamente de governos passados dos últimos três prefeitos: Sylvio Lopes, Riverton e Dr. Aluízio: Como você avalia esse momento e como candidato, você defende o legado de um desses governos?

Silvinho Lopes: De forma bem categórica e eminente, digo que o único, entre os prefeitos citados acima, que possui um legado positivo para Macaé, é Silvio Lopes. Sem demagogia e sem paternalismo.  As principais obras da cidade foram construídas em sua gestão e tenho o orgulho de frisar que participei desse legado, sendo, o então, secretário de planejamento e Gestor Municipal. Planejamos e tiramos do papel obras importantes como: Hospital Público Municipal (HPM); as Linhas Azul, Amarela, Vermelha e Verde, para desobstruir o trânsito no Centro e na Barra; o Centro de Convenções; o Ginásio Poliesportivo; entre outros.

Os demais, se prepararam para ganhar a eleição, mas não para fazer gestão. Um, afundou o município, lotando a folha de contratados e colaboradores, sem nenhum planejamento orçamentário; o outro, não teve um projeto de gestão, e sim de poder. Comprometendo a economia do município, quebrando pequeno e médio empresários, principalmente, durante a pandemia.

Se me espelho em algum desses, certamente, é em Silvio Lopes, que geriu o município valorizando o servidor, construindo obras para o município e fortalecendo a cidade, todas as áreas. Por isso, eu aceitei o desafio de reconstruir uma Macaé Forte Outra Vez. 

Prensa: A cidade tem um orçamento bilionário. Como pretende atuar para o desenvolvimento Econômico do município para que dependa cada vez menos dos royalties?

Silvinho: Precisamos investir em novas artérias de desenvolvimento: turismo, pesca, agricultura, pecuária e na área do conhecimento. Macaé Inteligente, no sentido de uma visão de futuro de uma cidade Resiliente, Sustentável e Digital.

Uma cidade resiliente é aquela que consegue enfrentar e se recuperar rapidamente de crises de todos os tipos com o mínimo de sofrimento para a sua população. A Macaé Inteligente será capaz de se adaptar e passar pelas adversidades aproveitando as oportunidades, porque terá uma população saudável e bem formada, com acesso ao conhecimento, uma economia diversificada, além de uma rede de proteção social efetiva. A Macaé Inteligente: resiliente, sustentável e digital, será formada por pessoas educadas, saudáveis, seguras e felizes.

Nosso PLANO DE RECUPERAÇÃO EMERGENCIAL é formado por 5 projetos, 3 dos quais diretamente ligados a economia:

Recuperação da Economia e dos Empregos – conjunto de ações para o reaquecimento das atividades empresariais, tais como hotéis, bares, restaurantes e outras ligadas ao turismo, atividades culturais e comércio em geral. Estas ações incluem incentivos, isenções e extensões de prazos de alvarás, licenças, taxas de publicidade, impostos e horários de funcionamento, assim como microcrédito e iniciativas de treinamento, capacitação e realocação de trabalhadores locais;

Renda Macaé Social – avaliação da manutenção do auxílio emergencial, consolidando os diversos projetos de bolsas e auxílios em um programa de renda mínima como um instrumento de proteção e resiliência social para a população mais pobre do Município.

Retomada dos investimentos públicos em infraestrutura urbana – início imediato das obras públicas do Plano de Governo, principalmente as reformas e reconstruções, gerando emprego e renda, e reaquecendo a economia local.

Nossa Gestão vai trabalhar em parceria com o terceiro setor e com a sociedade civil organizada, para que possamos entender a realidade de cada área, planejar e executar soluções.

Prensa: Como pretende resolver as questões relacionadas ao Transporte Público em Macaé?

Silvinho: O transporte público, em Macaé, infelizmente, não funciona. Precisamos revisar o modelo de concessão de transporte público. Vamos acabar com esse monopólio e oferecer o serviço com assiduidade, regularidade, pontualidade e conforto.

Para otimização de trajetos com linhas alimentadoras de veículos de menor capacidade que alcancem os bairros, vamos readequar as linhas de ônibus existentes. Ou seja, vamos promover a melhoria na qualidade dos serviços de transporte público, com ampliação de linhas e áreas atendidas.

O novo Programa de Mobilidade Urbana vai contemplar a Serra Macaense.

Prensa: Quais as políticas públicas essenciais para que a cidade se desenvolva de maneira igualitária?

Silvinho: Para enfrentar esse desafio vamos construir uma cidade resiliente não só com a diversificação da atividade econômica, mas também por meio da criação de uma rede de proteção social para os segmentos mais vulneráveis de nossa sociedade.  Vamos implantar política pública de resgate de pessoas em situação de rua, por meio de programas de mapeamento familiar. Vamos implantar o Maca APP Social, um aplicativo com informações e serviços para famílias, mulheres, crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. 

As mesmas perguntas foram enviadas a todos os candidatos à prefeitura de Macaé. As outras entrevistas serão publicadas ao longo da semana.

Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen windows 10 satın al windows 10 pro satın al