O pesquisador e historiador Pierre de Cristo lançou, neste sábado (9), em parceria com a Cafofo Selo e Editora, o livro “Cabo Frio na Rota da Escravidão”. A atividade aconteceu no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), localizado no município.
A obra é o resultado de cinco anos de pesquisas sobre o passado escravagista da região do antigo Cabo Frio e é repleto de informações sobre a história apagada dos ancestrais indígenas e africanos que aqui viveram.
Para a apresentação do livro, o evento contou com uma mesa com a participação de especialistas no tema, entre eles, o autor do livro, o historiógrafo, paleógrafo, genealogista e pesquisador documental, Carlos Vermelho, o MC, escritor, professor e editor-chefe do Cafofo Selo e Editora, Fábio Emecê, a assistente social, educadora antirracista, especialista em Políticas Públicas e Ações Afirmativas, Lilian Oliveira e o pesquisador e membro do Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais, Mestre e Doutorando em Serviço Social pela PUC-Rio, Patrick Oliveira.
Um evento de pós-lançamento, está marcado para o dia 20 de abril às 18h30 no Mart. A ideia é dar oportunidade aos interessados de lerem a obra, adquira o livro e retorne para debater com o autor, as passagens que mais marcaram cada um na leitura.