Moradores de Búzios têm encontrado escorpiões em alguns locais da cidade, principalmente em período de chuvas. Na semana passada, uma moradora da Praia da Ferradura enviou ao Búzios Notícias a foto de um escorpião, tirado da sua residência no bairro da Ferradura.
O biólogo e youtuber Henrique Charles explica que a espécie encontrada se trata do escorpião amarelo, o Tityus Serrulatus: “Ele é peçonhento e capaz de matar, bastante comum em incidentes com crianças e idosos. São apreciadores do clima seco, e atraídos pelo acúmulo de lixo nas residências, pois estes atraem baratas, e o escorpião vai atrás delas. Como as baratas procuram os ralos, os escorpiões também são vistos nestes locais. Quando chove, ocorre o enchimento dos bueiros, e para fugir do afogamento os escorpiões podem subir até as residências”.
Esta espécie também possui uma característica interessante, que é a partenogênese, ou seja, as fêmeas não precisam de macho para a reprodução, bastando apenas um indivíduo para se reproduzir. “Sugiro aos moradores que em caso de suspeita de escorpiões na sua residência, realizem dedetização. É sempre bom ter cuidado ao vestir roupas, como paletós, e ao vestir sapatos, sempre batendo-os antes de calçar, pois eles se escondem nestes lugares” completa Henrique.
A Secretaria de Saúde de Búzios orienta aos moradores que forem picados por um escorpião,ou até mesmo cobras, procurem imediatamente à emergência do Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé, no bairro de São José. A pessoa picada será atendida e ficará em observação, podendo será encaminhada pro Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, por meios próprios ou ambulância. O Hospital de Araruama é referência no Estado em casos de picada animal peçonhentos, mas o melhor caminho é sempre o da prevenção.