A competição será realizada na cidade de Macaé entre os dias 27 a 30 de abril
Pela primeira vez no Brasil, acontece o Mundial de Frescobol, organizado pela Confederação Brasileira de Frescobol, e a cidade escolhida para ser cenário deste campeonato foi Macaé, um dos novos destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro. Durante os dias, 27 a 30 de abril, das 8h às 17h, a Praia dos Cavaleiros vai receber atletas profissionais e amantes do esporte de várias partes do mundo.
O Mundial de Frescobol que já foi realizado na Espanha, México e Itália, estreia no Brasil com grandes expectativas. De acordo com o Diretor de Marketing da Confederação Brasileira de Frescobol, Fábio Lima, o evento tem a estimativa de atrair em torno de 20 mil pessoas, durante os 4 dias de competição. Cerca de 150 competidores de mais de 20 países, já estão confirmados. A participação no Mundial é exclusiva aos atletas que se destacaram em competições nacionais e internacionais anteriores. As inscrições já estão encerradas.
Diferente dos outros esportes praticados na areia, os Campeonatos de Frescobol acontecem por apresentação das duplas. A partida inicia a partir do primeiro toque de bola, os juízes dão nota a cada sequência, que termina quando a bola toca o solo ou o corpo de um dos atletas.São avaliadas as quantidade de batidas, destreza, equilíbrio da dupla e sequência de bolas no chão. A equipe tem um período de cinco minutos para se apresentar, ao final de cada sequência, o cronômetro é parado, com direito a um minuto de intervalo.
No dia 28, o evento também vai buscar a quebra do recorde mundial de pessoas praticando frescobol ao mesmo tempo. O recorde atual é de mil participantes.
“Temos cerca de 1.500 raquetes e bolinhas que vamos distribuir para o público presente, vamos buscar reunir o maior número possível de pessoas para alcançarmos este feito”, diz Lima, bastante animado. Ele aproveita e convida quem tiver raquete e bolinha a juntar-se ao grupo para atingir a quebra do recorde.
Com relação a escolha do município para sediar o Mundial, Fábio explica, que a infraestrutura que a cidade oferece foi primordial para a decisão. “Além da praia, buscávamos uma cidade que tivesse uma rica rede hoteleira e gastronômica para receber os atletas que vêm de muitos estados e países diferentes, e, fomos apresentados a Macaé”.
De acordo com o presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, Guilherme Braga de Abreu, esta é uma grande conquista para a cidade que vem trabalhando para promover o turismo de negócios, lazer e esportivo. “A escolha do nosso município para ser palco deste evento evidencia a vocação de Macaé para o turismo. Estamos preparados para receber os turistas e vamos sempre oferecer o que nosso município tem de melhor”, enfatiza.
Origem do frescobol
Genuinamente brasileiro, o Frescobol surgiu na década de 40, no Posto 2, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Logo após seu surgimento o Frescobol conquistou adeptos e sua prática estendeu-se do Leme ao Posto 6 em Copacabana, sempre com um número crescente de praticantes, originando assim, também, os primeiros atritos com os banhistas.
A Polícia de Copacabana determinou a primeira proibição da prática do esporte nos anos 50 e 51. Os jogadores migraram então para a Praia do Diabo, próxima ao Arpoador.
As primeiras competições de Frescobol aconteceram na década de 80 em alguns estados brasileiros. Em 1994 o Frescobol consagrou-se um Jogo Competitivo e contou com Atletas de Alto Rendimento e Performance, durante a realização do I Circuito Brasileiro de Frescobol, que envolveu os Estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
Em Abril de 2003 foram aprovadas as “Regras Oficiais do Frescobol Nacional”, um grande passo para a profissionalização do esporte. O documento é considerado elemento necessário para a Unificação e a Oficialização do Frescobol como esporte de praia com maior número de adeptos no Brasil.
O nome Frescobol é derivado do lugar onde se Joga, ou seja: a “beira d’água”, o lugar mais “Fresco” da praia.
Programação Mundial de Frescobol
Dia 27 de abril – Quinta-feira
08h às 9h20 – eliminatórias – duplas femininas
09h30 às 11h50 – eliminatórias – duplas mistas
12h30 às 15h50 – eliminatórias – duplas masculinas
Dia 28 de abril – Sexta-feira
08h às 9h20 – eliminatórias – duplas femininas
9h às 9h30 – Quebra do recorde
09h30 às 12h – eliminatórias – duplas mistas
12h30 às 15h50 – eliminatórias – duplas masculinas
Dia 29 de abril – Sábado – Repescagem
08h às 9h20 – eliminatórias – duplas femininas
09h30 às 11h30 – eliminatórias – duplas mistas
11h50 às 15h – eliminatórias – duplas masculinas
15h30 às 17h – Finais – duplas femininas
Dia 30 de abril – Domingo – Finais
08h às 10h20 – Finais – duplas mistas
10h30 às 15h – Finais – duplas masculinas
15h15 às 17h – Entrega da premiação