O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, fez uma live no seu perfil pessoal na noite desta quinta-feira ( 9) para atualizar sobre os dados da Covid-19 na cidade. Segundo o chefe do executivo, duas pessoas morreram por conta da doença hoje; um paciente evoluiu para o CTI; e outras 17 seguem internadas. Além disso, a cidade apresentou alta da taxa de positividade. Das 188 pessoas testadas no Calçadão nesta quinta, 17% estão assintomáticas.
Diante deste quadro, o município adotou novas medidas restritivas que serão publicadas no Boletim Oficial do município nesta sexta-feira (10) por meio de decreto. São elas:
-Suspensão de visitas nas unidades de saúde. Todas serão virtuais com acompanhamento de psicólogos.
- Suspensão de cirurgias eletivas;
- Acompanhantes somente para casos determinados por lei;
- Testagem de todos os pacientes em todas as unidades de saúde;
- Uso obrigatório de máscaras em escolas públicas e privadas; unidades de saúde, para pacientes e funcionários; repartições públicas; asilos e instituições de longa permanecia;
- Continuidade na busca ativa pela cidade com testagens
O prefeito reforçou que não é motivo para alardes, mas as medidas já estão sendo adotadas. Ele explicou que todos os pacientes que evoluíram a óbito tinham comorbidades, assim como a mulher de 60 anos que está no CTI.
Disse também que o município percebeu o aumento esperado de síndrome gripal, principalmente em crianças, mas reforçou que entre os pacientes internados não há crianças, o mais novo tem 33 anos e o mais velho 87.
Destacou a importância da vacina da Influenza e também a da Covid-19, disponíveis nas 33 unidades de saúde do município.