Menu

Cidades

  • Home
  • Educação
  • Macaé e Ministério Público discutem protocolo de volta às aulas

Macaé e Ministério Público discutem protocolo de volta às aulas

O prefeito de Macaé, Dr. Aluizio Jr, realizou nesta quinta-feira (20), a segunda reunião da comissão que elabora o protocolo oficial a ser seguido pelas escolas quando as aulas retornarem. Desta vez houve a participação do promotor do Ministério Público, Bruno Cavaco.

Representando a Gerência de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos apresentou proposta de protocolo elaborada consolidando as informações enviadas por todos os componentes da comissão. Um outro encontro foi marcado para a próxima quinta-feira (27) para discutir os critérios técnicos que definirão qual será o coeficiente chamado R (reprodução do vírus) a ser adotado em Macaé. Só após atingir esse índice que o município poderá marcar a volta às aulas, seja este ano ou em 2021.

O prefeito garantiu que, independente da data, tanto a rede pública quanto a particular retornarão juntas de forma gradual, por segmento, usando o sistema híbrido, conforme está no Plano de Retomada do município. A portaria que cria a comissão será publicada no Diário Oficial de Macaé.

Todas as decisões estão sendo analisadas de forma compartilhada.
“Definir o R, atingir o R, depois ver o quando e como. Todas as questões, considerando não causar danos a ninguém”, ressaltou o prefeito.

Para entender como o vírus vem se propagando em situação de pandemia em uma cidade ou estado, existe um parâmetro que avalia a possibilidade de transmissão entre a população. Trata-se de um coeficiente chamado R, que serve para determinar o potencial de propagação de um vírus. Números maiores que 1 indicam taxa de transmissão em que os casos tendem a aumentar. O contrário ocorre quando esse número é menor que 1. A Fiocruz recomenda que seja menor que 1, sendo ideal 0,5. Atualmente o R em Macaé é de 0,87.
De posse desse número, as autoridades de saúde conseguem estabelecer a medida da intensidade das intervenções necessárias para o controle da pandemia. São vários os modelos de aplicação matemática para se obter o coeficiente R, dependendo das variáveis e da situação epidemiológica que se quer investigar.

Na próxima reunião os integrantes da comissão, que fazem parte da Secretaria de Saúde, irão apresentar o coeficiente ideal para Macaé.
Não há previsão nem definição quanto a volta as aulas. No entanto a comissão tem o objetivo de discutir os riscos e benefícios que envolverão cerca de cem mil pessoas, seja quando for o retorno.

Na proposta apresentada por Daniela Bastos constavam várias diretrizes e questões a serem consideradas para o retorno e um cronograma.

“A volta às aulas deverá ser diferente em cada estado e em cada cidade. Vai depender de como estão os indicadores de transmissão, internações e leitos de unidades de terapia intensiva (UTI). Somos gestores e temos que pensar ouvindo todos os envolvidos sempre considerando os pilares: não ser nocivo, riscos/benefícios, quando/como e consenso de todos. As decisões precisam ser muito bem pensadas”, destacou Dr. Aluizio.

Além do prefeito, participaram da reunião o presidente da Comissão de Educação na Câmara de Vereadores, Guto Garcia; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Bruno Py; representante das diretoras das escolas municipais, Geisa Morgado; a diretora do Sindicato das Escolas Particulares de Macaé e da Casinha Feliz CEMAC, Mariza Curvelo; representante das creches particulares, Denise Mendes; representante de pais de alunos da rede pública, Tiago Umbelino.

O promotor Bruno Cavaco ouviu a proposta apresentada e reafirmou a parceria entre os órgãos em prol do bem comum. Para o presidente da Comissão de Educação na Câmara de Vereadores, Guto Garcia, é hora de todas as unidades escolares se planejarem no que tange a aquisição de materiais de higiene, limpeza e EPIs, que serão necessários quando ocorrer o retorno, seja este ano ou em 2021″.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras