Prefeituras definem regras e protocolos sanitários para homenagens e cerimônias de comemoração do Dia de Finados
Com o feriado do Dia de Finados, comemorado nesta segunda-feira (2), é comum que a população faça visitas aos cemitérios da cidade para homenagear familiares que já morreram. Com a pandemia do novo coronavírus, as prefeituras de Macaé e Cabo Frio estipularam novos protocolos sanitários, para evitar a contaminação.
Em Cabo Frio, o funcionamento dos cemitérios Jardim dos Eucaliptos, no Jardim Esperança, Santa Isabel, no Portinho, e Araçá, em Tamoios, será das 8h às 17h. Segundo o protocolo sanitário, os servidores, colaboradores e visitantes devem manter a distância social mínima de 1,5m e usar máscara de proteção facial.
Pessoas com febre, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, fadiga, cansaço, diarreia e dificuldade de respirar devem evitar ir para os cemitérios ou celebrações religiosas, assim como pessoas do grupo de risco com doenças crônicas ou maiores de 60 anos.
De acordo com a prefeitura, os visitantes devem levar álcool gel para limpar as mãos ao entrar e sair do ônibus ou transporte e no cemitério. A orientação é que a população permaneça no local por curto período de tempo, e que as igrejas a não realizem celebrações ou encontros nos cemitérios.
A administração dos cemitérios deve proibir acesso de servidores, colaboradores e visitantes sem o uso de máscara de proteção facial, sendo a mesma para uso permanente enquanto estiver no local; todos os funcionários devem higienizar periodicamente as mãos e suspender o consumo de alimentos e bebidas; manter os ambientes bem ventilados com as janelas e portas abertas.
Já em Macaé, a visitação nos cemitérios ocorrerá normalmente. De acordo com a prefeitura, as missas que são realizadas no local, não acontecerão. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, vetou a realização para evitar aglomeração. A ala Covid-19 também terá restrições, podendo ser visitada somente por familiares.