Em coletiva de imprensa, prefeito eleito de Cabo Frio anuncia as primeiras medidas de governo e os nomes dos secretários do primeiro escalão
Nesta terça-feira (1), o prefeito eleito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), participou de uma coletiva de imprensa em que não apenas respondeu perguntas de jornalistas da região, como também comentou sobre diretrizes do novo governo.
Além da equipe do prefeito eleito, também estavam presentes a vice do futuro governo, Magdala Furtado, e o deputado estadual, Chiquinho Brazão (Avante).
Na ocasião, Bonifácio anunciou os nomes que irão compor o primeiro escalão do secretariado. O destaque ficou para o fato de que, pela primeira vez na cidade, a equipe será formada por 50% de mulheres e 50% de homens, com uma presença significativa de pessoas negras.
“Não é apenas um título esquecido, como sempre a gente viu. Uma superintendência ou supervisão da igualdade racial é aqui, ocupando secretarias importantes. A mulher negra é quem é discriminada, abordada sempre quando passa por qualquer lugar que seja. Infelizmente, se as forças policiais forem perseguir alguém, se passar um negro ou negra correndo, ele vai ser preso e ser sempre um suspeito. Cabo Frio quer dar a este país um exemplo digno. A maioria da nossa população é de mulheres, e desde o início da campanha eu queria uma vice. Pode ter certeza, esta mulherada que está aqui vai dar um show nos homens”, afirmou o prefeito eleito.
Segundo a lista apresentada pelo prefeito eleito, as secretarias serão compostas pelos seguintes nomes:
- Secretaria de Governo – Aquiles Barreto
- Secretaria de Administração – Ruy França
- Procuradoria-Geral do Município – Vitor Martim
- Controladoria-Geral e Combate à Corrupção – Luiz Claudio Gama
- Secretaria de Agricultura e Pesca – Luciene Lima
- Secretaria de Cultura – Clarêncio Rodrigues
- Secretaria de Obras e Serviços Públicos – Tita Calvet
- Secretaria de Educação – Flavio Guimarães
- Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente – Juarez Lopes
- Secretaria de Fazenda – Daniella Mendes
- Secretaria de Saúde – Felipe Fernandes
- Secretaria de Direitos Humanos e Segurança – Aglaia Olegário
- Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer – Flavio Rosa
- Secretaria de Mobilidade Urbana – Jefferson Buitrago
- Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento – Daniele Garcia
- Secretaria de Promoção Social – Janaína Vidal
- Secretaria de Melhor Idade – Delamar Sant’Anna
- Secretaria da Criança e do Adolescente – Betânia Batista
- Chefe de Gabinete – Nilza Miqueloti , além de uma futura secretaria de relações com o Governo Estadual.
Representatividade de minorias
Na coletiva, Bonifácio respondeu uma pergunta da Prensa sobre as políticas públicas para inclusão de pessoas da comunidade LGBTQ. O prefeito eleito afirmou que tem conversado com pessoas da área para entender a necessidade de cada um e trabalhar em medidas que possam contemplar estes cidadãos.
Durante a fala, Bonifácio deu a palavra para Sara York, professora trans que é doutoranda na área da educação.
“As pessoas trans estão em todos os espaços e eu preciso dizer que eu fui convidada para conversar com o prefeito no início da campanha e hoje eu recebi uma ligação para estar aqui. E eu chorei muito porque eu nunca recebi uma ligação de candidato eleito. Você significa muito para tantas políticas, tantas mulheres e tantas professoras trans e travestis em vários espaços deste Brasil. Isto é revolucionário, é uma escolha que vai colocar Cabo Frio em uma perspectiva diferente, sobretudo para corpos marginalizados, objetificados como tantos aqui são”.
O prefeito eleito também comunicou que irá trabalhar para uma maior inclusão da participação de pessoas com deficiência nas políticas públicas.
Primeiras medidas
Bonifácio ainda solicitou que os secretários apresentem, antes da posse, um planejamento de cada pasta para os primeiros 30, 60 e 90 dias, e das prováveis folhas de pagamento. Ainda ressaltou que a sede das secretarias de Obras e Meio Ambiente serão remanejadas para Tamoios.
Com relação ao Covid-19, o prefeito eleito afirmou que o atual Gabinete de Crise passará a se chamar Gabinete de Solução e terá uma redução de membros do governo de 12 para oito e passa a contar com oito, com membros da sociedade civil de diversos outros segmentos.
Bonifácio reafirmou que nos três primeiros meses implementará a Secretaria Extraordinária de Verão. “A nossa praia é nossa sala de visita, que precisa estar bem arrumadinha”, garantiu.
Os nomes que assumirão a Comsercaf e Ibascaf ainda serão anunciados.
Trechos da coletiva podem ser conferidos na página da Prensa no Facebook.