Menu

Cidades

  • Home
  • Região dos Lagos
  • INEA começa a fechar lagoas que abertas causaram ‘invasão’ de plantas nas praias da Região dos Lagos

INEA começa a fechar lagoas que abertas causaram ‘invasão’ de plantas nas praias da Região dos Lagos

ICMBio afirma que lagoas foram abertas por criminosos

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) classificou como “criminosos” os moradores de Carapebus que abriram a Lagoa do Paulista na madrugada do dia 14 de dezembro. A ação de forma clandestina, segundo o ICMBio, acabou por “potencializar” a abertura da Lagoa de Carapebus, aumentando significativamente os impactos não somente nas lagoas, que ficam no Parque de Jurubatiba, como também espalhou toneladas de gigogas no mar, que depois atingiram as praias de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios.  O ICMBio garante que não houve lançamento de carga tóxica no mar.

Nesta sexta-feira, o INEA fará uma grande operação para fechar a barra da Lagoa do Paulista, que abriu naturalmente no início da semana. Serão usados 100 ecobags (sacolas ecológicas) com areia para fechar a barra. A partir desta sexta-feira, as operações em Carapebus serão coordenadas pela superintendência do INEA em Macaé com apoio das prefeituras. No domingo, os guarda-parques, inclusive de unidades de conservação distantes da Região dos Lagos, serão mobilizados para ajudar na limpeza das praias que estão no Parque da Costa do Sol e na APA do Pau Brasil.

— Até sábado vamos garantir o fechamento da barragem na  Lagoa do Paulista e depois seguimos com os guardas para as cidades do Parque da Costa do Sol. A Petrobras doou ecobags e as prefeituras cederam máquinas para a operação de fechamento da barra – disse o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA (DIBAB), Marcelo Morel.

Em nota, o ICMBio informa que autorizou, a pedido da Prefeitura, a abertura da Lagoa de Carapebus, “seguindo critérios técnicos e levando em consideração a situação de emergência dos moradores”, que estavam com as casas inundadas. No entanto, a Lagoa do Paulista foi aberta na mesma ocasião por moradores, sem autorização. Logo a seguir as duas barras foram fechadas. “Contudo, com a mudança na dinâmica costeira às vésperas do Natal houve nova abertura da barra da Lagoa do Paulista”.

A nota do ICMBio não se refere à apuração de responsabilidades pelo desastre ambiental. O caso será investigado pelo Ministério Público Federal (MPF), que está em recesso até o dia 6 de janeiro. Ambientalistas da Região dos Lagos defendem que apuração também se estenda ao processo de abertura da Lagoa de Carapebus, que contou com a participação de moradores, da prefeitura local e do ICMBio. Agentes do INEA identificaram o vereador que estimulou os moradores a abrir as lagoas de forma clandestina.

A maioria das praias da Região dos Lagos continua com a areia coberta com gigogas. Com poucos recursos humanos e materiais, as prefeituras estão fazendo operações de limpeza dia e noite. A Praia do Peró, certificada com a Bandeira Azul, é uma das mais prejudicadas devido à extensão da sua orla: 7,2 kms. O governo do estado não atendeu ao pedido de reforço com homens e equipamentos para ajudar na limpeza.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras