colunistas

Type Belial na Urbália

Mais uma intervenção do Urbália, com aquela troca de ideia com mais uma banda da Região do Lagos

A Vanguarda do Atraso

Por quê o Cabo Daciolo é o herdeiro de uma longa e não tão conhecida tradição política do Rio de Janeiro

O Cidadão e o Cientista

Na década de 80, Jill Tarter era uma astrônoma que decidiu embarcar em uma empreitada arriscada, no entender de seus colegas cientistas. Ela iria trabalhar em um projeto cuja finalidade era apontar as antenas de…

O solitário inglês

Torci para a Inglaterra contra a Colômbia. Timidamente. Assisti ao jogo aqui da redação do Jornal do Brasil. A proporção era de 50 para 1. O amarelo de Mina, Falcao e Ospina virou a amarelinha de Philippe Coutinho e companhia.…

Dabliueme, o ladrão de fonogramas na Urbália

O que você conhece da arte independente produzida por aí? Artistas que cuidam da maioria do processo de produção de sua arte e disponibiliza para um público, sem as ambições de serem a bola da vez da última…

“Eu Não Vou Votar”- Uma Nova Maioria Silenciosa?

Certa vez, perguntaram a Richard Nixon se ele conhecia o eleitor que tinha votado nele, e que em 1968 fez com que ele se tornasse Presidente da República pelo Partido Republicano. Nixon disse que confiava na “maioria…

A solidão de Cissé

Senegal, país da Costa Atlântica Africana. Aproximadamente com 13 milhões de habitantes, tendo o futebol como um dos seus principais esportes. A sua seleção de futebol classificou-se para Copa da Rússia com 11 pontos,…

Um Dia na Praia

Na próxima vez que você for à uma praia do Rio de Janeiro, observe atentamente este ritual absolutamente corriqueiro, o de se bronzear sob um sol abrasador

A fera interna Um conto de Javier Ulla

Pierre-Luc ficou atordoado. Estupefato, não conseguia acreditar nas palavras que ingressaram nos seus ouvidos, como se fossem facadas que entravam na carne e ralavam o osso. «Você é um descuidado. Se você perdeu o seu arquivo é…