Geribá livre: em Búzios população comemora retirada das cercas

Nesta quinta-feira (06), exatamente um mês após a vistoria realizada na praia de Geribá pelo Ministério Público Federal, a população de Búzios pôde comemorar a reabertura integral da faixa de areia. Cumprindo determinação do MPF, a prefeitura deu início à retirada das cercas que invadiam a área pública, servindo à proteção de canteiros de espécies exóticas, instalados pelos proprietários das casas situadas de frente para o mar.

Algumas cercas até possuíam licença da secretaria de Meio Ambiente, inclusive uma das licenças chegou a ser emitida pelo próprio secretário Duda Tedesco, no último dia 23, mesmo após a orientação do procurador Leandro Mitidieri, de que todas as cercas da praia deveriam ser removidas imediatamente. A mando do MPF, estas licenças tiveram que ser cassadas.

Com a ajuda de uma retroescavadeira, o trabalho de retirada começou a ser realizado logo pela manhã, e deve se estender pelos próximos dias, até que a praia fique completamente limpa. A utilização de cimento para a fixação dos mourões na areia, dificulta bastante a operação de retirada das cercas, tornando a ação mais demorada do que o previsto.

A retirada obedece ao cronograma das intimações realizadas, que começaram a ser emitidas no dia 29 de julho. As cercas somente podem ser retiradas pelo poder público, após a entrega das intimações pelos agentes da fiscalização do Meio Ambiente, e cumprimento do prazo de cinco dias, período que é dado ao proprietário para que ele próprio corrija o dano ambiental que causou na praia com o cercamento indevido.

População se sente vitoriosa e luta continua

Acostumada a perder espaços de praia, em função da forte especulação imobiliária que sempre atingiu Búzios, a população comemora agora o que chama de uma grande vitória. Muita gente foi ao local fotografar, filmar e acompanhar de perto a ação de retirada. As redes sociais ficaram lotadas de comentários e imagens da praia livre das cercas.

Iniciado com a denúncia de um pescador, Fabiano da Costa, representante de família tradicional do canto esquerdo de Geribá, o movimento que gerou a retirada das cercas começou através da live Roda da Prensa, realizada no dia 29 de junho. A partir daí, nasceu o movimento intitulado Geribá Livre, que reuniu a comunidade em torno da questão, transformando indignação em atitude. Se colocando como espaço permanente de discussão social, a Prensa deu voz à luta amplificando a força do movimento, trazendo o Ministério Público Federal, a prefeitura e diversas pessoas para a discussão, com inúmeras matérias e lives sobre o assunto. E a luta segue.

– Estamos muito animados. É um grande prazer termos a praia de volta, sem aquelas cercas horrorosas que ocupavam a faixa de areia que é de todos nós. E a luta continua. Agora queremos ver o recuo dos muros das casas, que ao longo dos anos avançaram demais sobre a praia. Já tem um processo antigo sobre isso, em que as casas devem recuar cerca de 12 metros. Queremos ter uma orla decente aqui, e não estes muros que foram construídos em cima de onde tinha duna e vegetação de restinga – instiga Fabiano da Costa. É aguardar para ver!

Retirada das cercas da faixa de areia da praia de Geribá

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/prensadebabel/public_html/wp-includes/functions.php on line 4669

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/prensadebabel/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 111